Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Paraná Alfabetizado forma nova turma em Toledo

O Programa Paraná Alfabetizado (PPA) formou mais uma turma com 23 pessoas, na noite de ontem, em Toledo. A cerimônia aconteceu na Igreja Assembleia de Deus, e contou com a presença de familiares e amigos dos alfabetizados. Eles prestigiaram o resultado de oito meses de dedicação e superação dos alunos, em sua maioria idosos, que participaram das aulas de alfabetização desde agosto do ano passado.

05/05/2011 - 13:51


“Vocês merecem todo o nosso respeito e os nossos aplausos por terem voltado aos bancos escolares”, exaltou em sua fala o chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Léo Inácio Anschau, que aproveitou a oportunidade para incentivar os alunos a continuar os estudos nas aulas da EJA Fase I ofertadas pelo município.

Aprendizado
A história de dona Perpétua Arminda dos Santos, de 59 anos, é como a de muitos dos alfabetizados pelo PPA. Ela não pôde estudar na juventude porque tinha que ajudar no trabalho de casa, na roça, porque a escola era longe, o transporte era precário e a família não tinha condições. “Aprender a ler e escrever foi maravilhoso, e eu quero continuar estudando. Hoje me sinto muito mais capaz”, comentou animada a alfabetizada.
Mas não são apenas os alunos que aprendem nas aulas do Paraná Alfabetizado. Esta foi a primeira turma da alfabetizadora Maria dos Anjos Prado de Moraes, que também é professora na pré-escola. “Eu gostei muito de trabalhar com os adultos, é bem mais tranqüilo e agente também tem muito a aprender com a experiência deles”, disse Maria dos Anjos.

Continuidade
O Núcleo Regional de Educação tem feito um trabalho intenso no sentido de incentivar os alfabetizados pelo Programa Paraná Alfabetizado a dar continuidade a seus estudos nas turmas de EJA Fase I, que corresponde do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Isso inclui uma parceria que vem sendo construída com as Secretarias Municipais de Educação, para abertura de novas turmas e o encaminhamento dos alunos através das alfabetizadoras.

 

Da Assessoria - NRE

Sem nome %281144 x 250 px%29