1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Programa Cegonha Feliz encerra mais uma turma no Parque das Águas

“Não basta só ter o filho e deixá-lo na creche, é preciso paciência e principalmente amor”, recomenda Maysa Lima, uma das 76 mães que terminaram o Programa Cegonha Feliz, da Secretaria Municipal de Assistência Social, esta semana no Parque das Águas. Grávida de sete meses e a espera da filha, Lavínia, Maysa acredita que o programa tenha lhe deixado mais preparada. “A parte emocional se fragiliza nesse momento, desta vez, após ouvir as palestras, estou mais tranquila”.

05/05/2011 - 14:00


O encerramento de mais uma turma do programa, que já atendeu cerca de 500 famílias com renda até três salários mínimos, teve a afetividade como tema. ”Entre os vários tipos de violência que uma criança pode sofrer, a negligência materna talvez esteja entre as piores”, analisa Ires Damian Scuzziato, secretária de Assistência Social e palestrante do evento. “Dar afeto é fundamental, o que procuramos trabalhar no programa são esses laços”. Mãe de primeira viagem, Deilce Alves Ferreira, explica o sentimento pela espera do pequeno Marco Antônio. “Uma alegria imensa”, sintetiza a jovem de 19 anos. “Aprendi que preciso aproveitar o máximo de tempo que puder passar com meu filho e oferecer a ele minha atenção”.
Em clima descontraído, o prefeito José Carlos Schiavinato entregou o “Kit Bebê” às mães, lembrando de que ao cuidarem bem dos filhos elas estão ajudando a preparar o futuro da cidade. ”Este cuidado de vocês vai refletir mais à frente em nosso município, onde através das ações públicas vêm se oferecendo as melhores condições possíveis para essas crianças crescerem com cidadania”, destacou Schiavinato, recordando ainda os programas, Mãe Dedicada e Mãe Toledana, nos quais há o acompanhamento da gestante a rede de saúde com o pagamento de uma bolsa-auxílio de R$ 200 e dos deslocamentos aos postos para as consultas de pré-natal. “Hoje, é praticamente zero o índice de mortalidade infantil em Toledo. Há creches e logo, logo os Centros da Juventude para o desenvolvimento dos dons artísticos”, afirmou o prefeito, demonstrando confiança no amanhã. “Todas essas ações públicas são pagas com o tributo de vocês, sendo justo que vocês recebam parte daquilo que contribuem. O Brasil é um país diferente do passado, as coisas vêm melhorando e ocupamos um espaço privilegiado nesta terra”.
Além da palestra, kit bebê (bolsa, fraldas, bombons, mantas, banheira e o enxoval do bebê) e show musical, as mães ainda realizaram exercícios com a educadora física Ana Paula Bittencourt.  “O centro de gravidade muda com a gestação, mas caminhadas leves e alongamentos são sempre indicados. Claro, sempre com orientação médica. Afinal, gravidez não é inércia”.
O programa Cegonha Feliz acontece nos quatro Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do município, oferecendo informações sobre a gestação e a maternidade.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29