Com exposições e acervo atrativos, o Museu Histórico Willy Barth abre suas portas, a partir do mês de novembro, todo primeiro sábado de cada mês das 14h às 18h. A estreia do novo horário acontece no sábado (07). A novidade tem o intuito de ampliar e facilitar o acesso do público. O Museu fica localizado na Rua Guarani, na Vila Becker, próximo ao futuro Hospital Regional.
Para a coordenadora do Museu, Rejane Rauber, a ação auxiliará aqueles que não têm disponibilidade de visitar o local durante a semana. “O público terá oportunidade de conferir várias exposições, que a princípio, estão lindíssimas. É também um momento para aprender, viver e reviver a história do nosso município, através de telas, objetos, fotografias e peças”, destacou.
O horário de atendimento do Museu durante a semana permanecerá o mesmo, das 08h às 11h45 e das 13h30 às 17h30.
Histórico
O museu público de Toledo foi criado pela Lei Municipal nº 834, de 23 de agosto de 1976, sancionada pelo Prefeito Wilson Carlos Kuhn. No mês seguinte, pela Lei Nº 844 de 29 de setembro, passou a ser denominado Museu Histórico Willy Barth em homenagem ao pioneiro, colonizador, prefeito de Toledo e na época maior liderança no Oeste do Paraná, falecido repentinamente em 02 de abril de 1962. Embora criado e nomeado oficialmente, o museu só foi instalado em 1984, em uma sala na Casa da Cultura. Está vinculado à Secretaria de Cultura e tem como missão principal resgatar, preservar e divulgar a Memória e Histórica do Município de Toledo e região.
O Museu oferece exposições permanentes, temporárias e itinerantes. Entre outras ações educativas destacam-se a parceria com a Secretaria de Educação no Programa Conhecendo Toledo, bem como, inúmeras outras parcerias realizadas com secretarias e comunidades. Além disso faz um trabalho em parceria com a Rádio Guaçu, onde levam os pioneiros para contar um pouco da sua história, da vinda à Toledo, no terceiro sábado de cada mês. Possui acervo documental com jornais, revistas, mapas, setor de imagem e som (entrevistas), o qual tem atraído pesquisadores, como fonte de consulta para elaboração de trabalhos escolares, monografias, dissertações e divulgação da memória histórica.
Fonte: Secom.