Na última sexta-feira (30) a Secretaria de Juventude de Toledo realizou o primeiro ‘Fórum Conselho da Juventude e Controle Social’ e envolveu jovens ligados a organizações juvenis religiosas; de entidades e clubes de serviço; de movimentos artísticos e culturais; instituições de nível superior e de nível técnico; movimentos das jovens mulheres; movimento de direitos humanos; além de participantes do movimento estudantil secundarista e universitário.
Segundo o secretário da Juventude, Edimilson Dias Barbosa (Dudu), 80% dos segmentos previstos na Lei Nº 2.210/15 estiveram representados no fórum realizado no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura de Toledo. “O objetivo do Fórum era a discussão da lei que regulamenta o Conselho Municipal da Juventude de Toledo (Comjuto) e os encaminhamentos para as assembleias de escolha de seus representantes. Nós queríamos instruir sobre as atribuições e a importância do Comjuto”, disse.
Para trabalhar esses assuntos com o público, a Secretaria da Juventude contou com a participação da professora doutora do colegiado de Serviço Social da Unioeste, Luciana Vargas Netto Oliveira. Ela explanou sobre as atribuições do Conselho e as responsabilidades dos conselheiros. “Como é um conselho deliberativo, se vamos discutir políticas públicas para a juventude, temos que fazer isso com o público interessado, que é o jovem”, afirmou Edimilson. A diretora de Apoio à Juventude, Madalena Lopes Vieira Schmidt, fez a apresentação da Lei de Constituição do Conselho de Juventude.
“Essa é a parte mais importante do Conselho, eles vão apontar qual a direção que o Poder Público por meio da nossa secretaria deve seguir. Nós esperamos dialogar com os vários segmentos de juventude, queremos que eles sejam participativos e responsáveis. Só assim teremos legitimidade para desenvolver ações que realmente façam parte do interesse desse público. O conselho será protagonista das discussões das políticas públicas de Toledo, por isso esse momento é tão importante e um marco histórico para nosso município”, declarou.
Participação
Os participantes do primeiro fórum manifestaram bastante interesse em participar do processo de composição do Conselho da Juventude de Toledo. “Eles puderam tirar suas dúvidas sobre os procedimentos para a realização das assembleias e das datas limites para as escolhas e indicações dos membros, bem como a documentação necessária, pois serão exigidas as atas, as listas de presença, fotos do evento e documentos dos eleitos para comprovação da idade. Só poderão ser eleitos conselheiros entre 15 e 29 anos”, explicou o secretário. O evento contou também com a participação do assessor de juventude da Prefeitura de Cascavel e membro do Conselho da Juventude da mesma, Marcelo Penafiel.
Assembleias
As assembleias para eleição dos conselheiros devem acontecer até dia 30 de novembro. Cada segmento de juventude deverá participar de assembleia específica para eleger seus representantes. Até o dia 30 de novembro cada segmento deve indicar quem serão os membros titulares e suplentes para compor o Conselho da Juventude. Todas as assembleias serão coordenadas pela Secretaria de Juventude de Toledo.
Cada segmento terá liberdade para agendar a melhor data dentro do prazo para a realização de sua assembleia. A posse já está agendada para o dia 12 de dezembro, às 14h30 no Auditório Acary de Oliveira, na prefeitura. Os conselheiros permanecerão no cargo para um mandato de dois anos.
Para realizar o agendamento, os grupos interessados deverão entrar em contato com a Secretaria de Juventude por meio do número 3378-5911 e falar com Lívia ou Madalena.
Fonte: Secom.