Em ato realizado na Escola Municipal Henrique Brod, na quarta-feira (04), a Prefeitura de Toledo firmou o contrato para a ampliação da unidade. A unidade educacional, localizada no Jardim Panorama, atende atualmente 700 alunos do Pré I ao 5º ano e ganhará mais quatro salas de aula, espaços para a administração e refeitório. Na primeira etapa serão investidos aproximadamente R$ 400 mil. Já está prevista uma segunda fase de obras contemplando intervenções estéticas como pintura externa e interna e reformas hidráulicas e elétricas em todo o prédio.
As melhorias chegaram eram aguardadas pela direção e toda a comunidade escolar. Segundo a diretora da escola, Noeli Mekelburg Luqueta, tanto os alunos quanto os servidores pedagógicos estavam ansiosos. “A última reforma feita na escola foi há oito anos, então estamos todos muito contentes. Nós iremos prover mais segurança, acessibilidade, além de termos melhores condições de trabalho, que irá permitir o melhor atendimento da comunidade”. A ampliação é um grande presente para a Henrique Brod que comemora, em 2016, três décadas de funcionamento.
As intervenções foram discutidas com a comunidade escolar, segundo informou a secretária da SMED, Tania Elisete de Grandi. “Realizamos reuniões com a população e os servidores, juntamente com as representantes da Secretaria de Planejamento Estratégico, para ofertarmos uma obra que atenda as demandas daquela unidade escolar”. Tania ainda reforçou o empenho de toda a equipe pedagógica para oferecer as melhores condições de ensino para as crianças. “Já existe aqui uma formação sólida de alunos, um grupo de professores comprometidos com a educação e a reforma e ampliação só vai contribuir ainda mais com este processo”, comentou.
O local foi um dos primeiros espaços educacionais visitados pelo prefeito Beto Lunitti ao assumir a gestão do município. Após verificar as necessidades de melhorias – em princípio a direção solicitava apenas a pintura e recuperação de alguns espaços de convivência – o gestor municipal junto com os servidores técnicos da Secretaria de Planejamento optou-se por uma intervenção mais ampla, contemplando a previsão de crescimento da região. “Por isso vamos fazer primeiro a ampliação para em seguida realizarmos melhorias estéticas”.
O investimento nas políticas humanas também foi destacado pelo prefeito Beto Lunitti. Segundo ele, quando o município aplica recursos em áreas como a educação cria ambiente favorável para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “O pai sabe que seu filho estará bem cuidado, estudando em um ambiente adequado e assistido por professores preparados. Isso gera satisfação e tranquilidade para os responsáveis”, comentou.
As obras incluem a recuperação da parte elétrica, melhorias no escoamento das águas pluviais, que atualmente são despejadas dentro do saguão e acabam invadindo os corredores, causando transtornos aos alunos e servidores, e pintura externa e interna do prédio. Outra ação importante é a recuperação da área de convivência, que envolve o saguão, melhorando o palco, utilizado para apresentações, e disponibilizando rampas para acessibilidade e outras melhorias.
Melhoria na qualidade de ensino
A secretária Tania de Grandi lembrou que as ações fazem parte do plano de governo municipal e tem o objetivo de promover a melhoria na qualidade de ensino. “As obras representam mais conforto e tranquilidade para professores e alunos. Isso da qualidade ao processo pedagógico”. Tania ainda afirmou que as melhorias dão um nova identidade e isso é salutar. “Há mais de dez anos a comunidade escolar esperava por este momento e as melhorias trarão motivação para as crianças, para seus pais e todos os servidores municipais que trabalham no local”, salientou.
EDUCAÇÃO
Prefeitura firmou contrato para ampliação da Escola Municipal Henrique Brod
A unidade educacional atende atualmente 700 alunos, do Pré I ao 5º ano, e irá receber mais quatro salas de aula, espaços para a administração e refeitório.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Itaipu aporta R$ 35 milhões para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus
- 4Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 5Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



