Do sonho de alguns amigos e colegas apaixonados pelo Basquetebol, nasceu em 2000 a Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol). O projeto social, que tem por objetivo formar não só atletas, mas cidadãos, cresceu ano a ano e hoje atende mais de 600 meninos, por meio das escolinhas de base. Para comemorar os 15 anos de história, a Abatol realizou nesta quarta-feira (4) um jantar comemorativo na sede da Associação, com pais, atletas, representantes públicos e parceiros.
Atualmente, o projeto acontece em 16 locais no município. Segundo a coordenadora da Abatol, Lourdes Kappes, o trabalho coletivo em prol de crianças e adolescentes, incentiva o desenvolvimento saudável, por meio da vivência do esporte. “O que nos move ao longo desses anos é a amor por essas crianças e o desejo de proporcionar a elas um futuro melhor”, explicou ela.
Durante o evento, o presidente da Federação Paranaense de Basketball (FPB), Amarildo Ramos da Rosa, destacou a importância do projeto para formação de novos talentos. “A Abatol é um exemplo não só para cidade de Toledo, mas de todo Paraná. Nós participamos de diversas reuniões pelo estado e, hoje, a Abatol é um exemplo para criação de novas Associações, na promoção de uma modalidade por meio da força de vontade e envolvimento da comunidade com o apoio público. Uma das cidades que se inspiraram na Abatol, por exemplo, é Foz do Iguaçu. Além disso, com a quantidade de jovens treinados em Toledo, surgem aqui diversos talentos. Hoje todas as nossas seleções contam com atletas do projeto”.
Para o atleta toledano de Basquetebol, recentemente campeão brasileiro pela seleção paranaense, Keisuke Mizukami da Silva Bens, a Abatol representa uma família. “A Associação me ajudou a crescer no Basquetebol, por que eu não sabia de nada quando vim para cá. Já consegui diversas conquistas de campeonatos e convocações para seleção paranaense. Eu já estou a quase nove anos na modalidade e por meio da Abatol fiz amigos, me transformei em uma pessoa melhor e conheci novos lugar”, comentou.
Todo o trabalho só é possível, por meio do apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, patrocinadores e apoiadores, mas principalmente dos pais e amigos do Basquetebol. A mãe, Ercília Aquino, é uma das voluntárias da Abatol. “Eu contribuo porque eu desejo uma sociedade melhor e a Abatol contribui para isso com o trabalho desenvolvido com as crianças. Além disso, a Associação traz benefícios para a família, pois meus filhos apreenderam a dar mais valor ao esporte e a valorizar todas as pessoas”.
A secretária de Esportes e Lazer, e uma das fundadoras do projeto, Marli Gonçalves Costa, falou sobre a emoção de ver os frutos do trabalho iniciado a 15 anos. “A maior vitória da Abatol é a parte social. Você forma mil atletas e tira um para seleção brasileira como o Daniel Barbieri, mas todos se tornam cidadãos de bem, pois alimentamos sonhos e proporcionamos um futuro melhor para esses meninos”. A secretária também destacou a importância da parceria público privada. “Todos os envolvidos são importantes para esse resultado e o mais encantador é ver os nossos antigos atletas no papel de pais trabalhando pela Associação”.
Entre os parceiros da Abatol está o Colégio Vicentino Incomar que há 10 anos disponibiliza bolsas de estudos para atletas do projeto. A diretora da instituição, Irmã Maria Geralda Coelho, destacou a importância do incentivo. “Nós somos favoráveis de que o esporte na escola seja algo muito significativo, então nos unindo a essa equipe que mantém o basquetebol na cidade através de parceria, a gente enobrece o nosso basquete e soma com o da comunidade. Então, vejo isso como algo significativo pelo que vale a pena lutar. Além do mais, essa é uma das modalidades preferidas dos nossos estudantes e temos alunos que praticam e que são muito dedicados nos estudos, então o nosso papel é apoiá-los”, explicou ela.
Para o prefeito Beto Lunitti, a Associação dos Amigos do Basquetebol é mais uma ferramenta de inclusão social, por meio do esporte. “A Abatol cumpre esse papel. E um coisa importante que a entidade dá de exemplo para todas nós é a participação das famílias, isso é fundamental. A Abatol não é apenas uma entidade que promove uma modalidade, mas um agente importante de formação cidadã”.
Abatol
A Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol) é uma instituição sem fins lucrativos que, junto com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), promove a modalidade no município, por meio do trabalho voluntário de pais, professores e colaboradores. Já são quinze anos de trabalho coletivo em prol de crianças e adolescentes. Atualmente o projeto conta com 16 pontos de treinamento em Toledo, onde aproximadamente 600 meninos não só aprendem a prática da modalidade, mas também são incentivados a terem hábitos saudáveis.