A rotina das professoras e professores da rede municipal de ensino de Toledo foi alterada nessa sexta-feira (06). Assim como previsto no calendário escolar de 2015, esse foi um dia para estudos e aperfeiçoamento desses profissionais promovido pela Secretaria de Educação de Toledo (SMED). Para melhor comodidade e aproveitamento dos conteúdos, a capacitação foi dividida em dois grupos, um no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer e outro no Centro de Revitalização da Terceira Idade Doutor Wilson Carlos Kuhn, o CERTi/Pioneiro.
Dois palestrantes foram viabilizados pela SMED para trabalharem com os cerca de mil profissionais da educação. O professor da Unioeste, campus de Cascavel, João Zanardini e o diretor/presidente da Academia Brasileira de Ciências da Educação (Abrase), José Osmar Carolino da Silva. Cada um desenvolveu atividades em um período com cada grupo de professores.
A secretária de Educação, Tania de Grandi, salientou a importância de capacitação constante aos educadores. “Hoje a Secretaria, justamente dentro do seu calendário, tem este dia previsto para esse aprofundamento teórico a cerca do currículo. Como todos os meses temos alterações no nosso quadro funcional essas ações de formação são trabalhadas de forma continuada e hoje (06) reunimos toda a rede para essa capacitação”.
Segundo o professor Zanardini, não só Toledo, mas vários municípios da região Oeste do Estado trouxeram para dentro do currículo o Materialismo Histórico Dialético. “É uma concepção filosófica e científica bastante complexa, não podemos dizer que ela é simples e fácil. A iniciativa da Secretaria e da Universidade é justamente trabalhar neste processo de simplificar o complexo tornar mais compreensivo”, explicou o professor.
O objetivo da intervenção dele era ligar as ações que são desenvolvidas diariamente em sala de aula com as questões teóricas que constam no currículo. “Trabalhamos com o pressuposto de que toda ação social é consciente, mais ou menos. Nosso papel é deixar essa ação de sala de aula cada vez mais consciente, pois o professor é obrigado a estudar e rever sua prática constantemente”, acrescentou João Zanardini.
Resiliência
Se em um período os professores exploraram mais as questões teóricas da Educação, em outro tiveram a oportunidade de trabalhar a resiliência de suas ações com o professor José Osmar da Abrase. Ele explicou que diante das adversidades da profissão é possível diminuir o estresse e tirar proveito daquilo que parece impossível de resolver.
“Nós trabalhamos a resiliência da Educação, que é a capacidade de sermos mais flexíveis diante das intempestividades da vida em tempos de crise, sermos mais moderados e a crescermos na dificuldade. É uma forma de tirar proveito daquilo que parece impossível, essa é a ideia principal”, informou José Osmar.
Para isso acontecer ele explicou que é preciso “diminuir a nossa pressa, buscarmos a nossa paz, nos tornarmos gente boa, entendendo de resiliência, descobrirmos nosso perfil para que a gente possa tirar de dentro de nós o que está ruim, largar o que nos queima, para sairmos para o abraço, esses foram os tópicos da palestra do dia”.
EDUCAÇÃO
SMED capacita aproximadamente 1000 professores da rede municipal de ensino
A ação foi dividida em duas etapas e foi realizada no Centro Cultural Ondy Niederauer e no Certi da Vila Pioneiro.
Mais lidas
- 1Educatrânsito celebra 10 anos com atividade na escola São Francisco de Assis
- 2Ministério da Cultura, Prati-Donaduzzi e Prefeitura Municipal de Toledo apresentam II FESTIMAP
- 3UBS do Jardim Cosmos amplia horário de atendimento a partir de segunda-feira
- 4Festimap terá oficinas musicais gratuitas na programação
- 5Pelo segundo ano consecutivo, as tecnologias do projeto Queijos Finos do Biopark conquistam 12 medalhas no Prêmio Queijo Brasil
Últimas notícias
- 1Socorro Acioli: Tramas do (Re)Existir
- 2Chile reconhece status sanitário do Paraná e produtores poderão vender carne ao país
- 3Toledo se junta a outros municípios e promove a 3ª Caminhada do Meio-Dia
- 4Jive For Five brilha no palco do Teatro de Toledo
- 5Toledanos concluíram o 17º Transcatarina que teve chegada em Jaraguá do Sul