Dez mil pacotes contendo a impressão de poesias de artistas locais serão distribuídos nas escolas municipais de Toledo. Alunos do quarto ano da Escola Municipal Shirley Maria Lorandi Saurin tiveram a oportunidade de serem os primeiros estudantes a receberem os pacotes literários. As obras também estarão disponíveis na Biblioteca Pública Municipal, no Museu Willy Barth, no CEU das Artes e no Teatro Municipal.
Dezenove autores tem obras publicadas na primeira edição do Pacote Literário. A secretária de Cultura, Rosselane Giordani explica que a paixão pelas letras, poesias e textos motivou a idealização do projeto ainda no início do ano. Segundo ela, o primeiro objetivo é fazer difundir e circular a produção cultural em nosso município e o segundo é fomentar a leitura, formar novos leitores e despertar o gosto pela leitura.
“Começamos a discutir dentro da Secretaria de Cultura uma ação que fosse simples, mas que valorizasse as pessoas que produzem literatura em nosso município e que contribuem para a formação de novos leitores. Após formatado o projeto escolhemos a Virada Cultural, que é um dos momentos mais especiais dentro do calendário da Cultura para lançar esse projeto”, disse.
O objetivo é valorizar todos os autores da Academia de Letras, do Clube da Poesia, das pessoas que produzem literatura no município de uma forma simples e fácil, facilitando a chegada aos alunos das escolas municipais e das pessoas que gostam de poesia em nosso município. “Em Toledo temos sim autores que produzem e tem um talento maravilhoso para lidar com a literatura e é isso que queremos mostrar”, completou a secretária.
O projeto só foi possível por meio das parcerias firmadas. “Esse projeto está saindo do forno porque algumas pessoas acreditaram nele. Os artistas, a Prati Donaduzzi, as Secretarias de Educação, Esporte e Lazer, Segurança e Trânsito, Habitação e Urbanismo, Planejamento, Juventude, Política para Mulheres, Administração, Meio Ambiente e a Secretaria de Comunicação. É uma forma de chegarmos à população, democratizando a cultura”, concluiu.
Academia de Letras
O professor e escritor Miguel Campos Sepúlveda, representante da Academia de Letras de Toledo considerou o projeto formidável. “Isso é tudo que sempre busco. A cultura existe para que possamos ser melhores e mais felizes. Toledo é assim, as pessoas são felizes. Toledo é famosa justamente pela sua tendência cultural. O Pacote Literário concretiza isso tudo”, diz Miguel.
“A cultura tão intensa de nossa cidade promoveu artistas de várias linguagens. Gostaria de parabenizar a todas as pessoas de Toledo, os artistas, criadores e criaturas que espalham tanta poesia, tanta beleza e alegria em nossos corações e nos ares da cidade, promovendo momentos melhores e mais felizes para todos”, desejou o escritor.
Clube da Poesia
A escritora Edy das Graças Braun, presidente do Clube da Poesia de Toledo, incentivou as crianças presentes a ler e escrever, principalmente poesias. “Fazer poesia é fazer desenhos com palavras. Então escrevam, vocês terão registrado para sempre o seu modo de pensar”. Aos adultos ela alertou: “Se vocês perderem a poesia está perdido de vez o nosso elemento mais importante de humanidade: ser humano significa cultivar sentimentos, podem até ser doloridos, mas fazem parte do contexto da gente. E a poesia é o terreno fértil para escrever sobre essas coisas, e escrever não custa nada”, sacramentou.
O lançamento do projeto contou com as presenças também da secretária de Educação, Tânia de Grandi, do Secretário do Meio Ambiente Edemar Rockenbach, da presidente do Conselho Municipal de Cultura Marilene Lessa de Lima, entre outros artistas e servidores do município.