Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Lei dos Mototaxistas e reajuste na passagem urbana foram pautas do CMT na terça

Duas pautas principais movimentaram a reunião ordinária do Conselho Municipal de Trânsito de Toledo (CMT) na terça-feira (10). A primeira delas foi a decisão de homologar o envio da nova lei para regulamentar os serviços de mototáxis. Outra deliberação foi em relação ao reajuste da passagem de ônibus urbana. O encontro foi realizado na sala de reuniões da Prefeitura de Toledo.

11/11/2015 - 19:14


Representantes da concessionária Viação Sorriso de Toledo apresentaram uma planilha projetando aumento de custos para a manutenção dos serviços. Segundo os representantes da empresa, somente o combustível – óleo diesel – teve reajustes que somaram aproximadamente 18%, além do aumento de custos operacionais que ultrapassaram 11%. Em Toledo, segundo os empresários, 33% dos usuários tem passagem gratuita ou com valor reduzido, dificultando a operacionalidade dos serviços. A nova tarifa proposta pela Sorriso de Toledo é de R$ 3,24.

O estudo apresentado ao CMT será encaminhado a uma comissão formada por profissionais de contabilidade e economia para verificar se o reajuste solicitado é compatível. “O valor atual é de R$ 2,80. No ano passado foi solicitado um valor maior, porém após a análise da comissão acabou ficando abaixo do pedido”, disse o secretário de Segurança e Trânsito, Leoclides Bisognin, acrescentando nova reunião do CMT acontecerá extraordinariamente ainda em novembro para definir o aumento.

Sobre a nova lei dos mototaxistas, o CMT homologou o envio do texto para a Câmara Municipal para análise dos vereadores.  A expectativa é que a regulamentação traga mudanças positivas para a categoria.  “Todos os condutores serão identificados assim como suas respectivas motocicletas. Os mototaxistas receberão treinamento e terão a obrigatoriedade de equipamentos e roupas adequadas, além de uma licença do município para exercer a profissão de forma legalizada. Tudo padronizado”, disse Bisognin.

Para a categoria, também entende que a lei será benéfica. Para a advogada e administradora do Anjos Mototáxi, Cláudia Maria Fernandes, a lei antiga não protegia a categoria. “A nova lei vai exigir dos mototaxistas idade acima de 21 anos, ter no mínimo dois anos de CNH e curso profissionalizante. Todos as empresas que atuam no setor são unânimes no entendimento de que devemos regularizar a profissão para que os mototaxistas sejam respeitados e os usuários atendidos com segurança”, concluiu. 

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px