Na manhã de sábado (14), centenas de homens participaram da campanha e realizaram exames preventivos de câncer de próstata, entre eles, o PSA (exame de sangue) e toque retal, de bexiga, HIV, além de verificação de pressão arterial, glicemia, índice de massa corpórea, entre outros.
A incidência de câncer de próstata é alta. São 69 mil casos por ano no mundo, aponta o médico urologista Rafael Patiño Cruzatti. “Se diagnosticado no início, a chance de cura é de 90%. Toda semana temos cirurgia”, diz. Quanto mais idoso, maior a chance de ter um tumor de próstata. Por isso, a importância da prevenção a partir dos 45 anos.
As ações de conscientização tem grande importância para incentivar os homens a cuidarem da saúde preventivamente, destaca o médico. “A campanha tem o foco na prevenção do câncer de próstata, mas o homem deve cuidar da saúde no geral, coração, parte hormonal, urologia, envelhecimento. A mulher sempre teve esse cuidado e felizmente, o preconceito está acabando e percebemos que amplia o número de homens que procura fazer os exames preventivos”, comentou.
Segundo a coordenadora da campanha, Maria Patiño Cruzatti, mais de 200 exames foram realizados. “O câncer de próstata é traiçoeiro e é o segundo tipo de câncer que mais causa mortes. A cada seis homens, um desenvolve o câncer. É preciso estar alerta e realizar os exames de rotina.”
A ação preventiva com exames contou com o trabalho voluntário de três médicos e foi uma realização do HCO – ACO e Clínica Plena.
Passeio ciclístico
Na manhã de domingo (15), a campanha teve uma ação diferenciada. O passeio ciclístico, que teve largada no Parque Ecológico Diva Paim Barth, também teve objetivo de chamar a atenção da população masculina quanto aos cuidados com a saúde. A atividade foi uma realização do Núcleo da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Serviço Social do Comércio (SESC) e Centro Hospitalar do Oeste. Professores da academia Companhia do Corpo fizeram o “aquecimento” antes da largada, e o grupo percorreu algumas ruas das proximidades do La Salle e retornou ao parque.
Na chegada, os participantes concorreram a sorteio de brindes, oferecidos por empresas parceiras.
Esta foi a terceira vez que o Núcleo da Mulher Empresária se envolveu nas atividades que visam a prevenção ao câncer, o Outubro Rosa e primeira vez no Novembro Azul. Conforme a coordenadora, Gladis Stokmann, o objetivo é alcançar o máximo de pessoas possíveis, para que sejam incentivados os cuidados e a realização de exames preventivos. “A participação está aumentando, cada vez mais expressiva e por isso pensamos em ampliar e melhorar as ações no próximo ano.”
SAÚDE
Novembro Azul: exames preventivos e passeio Ciclístico marcam a campanha
A realização de exames de saúde para o público masculino, com foco na prevenção ao câncer de próstata, no Centro Hospitalar do Oeste (HCO) e um Passeio Ciclístico, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, marcaram as ações da campanha Novembro Azul, no último fim de semana.
Últimas notícias
- 1Com aumento de 8,7% na pecuária, Paraná tem 9 cidades entre as maiores produtoras do Brasil
- 2Sicredi é eleito Melhor Financiador para Mulheres Empreendedoras das Américas no Global SME Finance Awards 2025
- 316ª Semana Farroupilha e 4º Fesfat têm abertura oficial em Toledo
- 4Cesta básica de Toledo registra quarta queda consecutiva, mas ainda acumula alta no ano
- 5Valor 1000 reconhece o Sicredi entre as 100 maiores instituições financeiras do país