O artigo “Captação e Aproveitamento da Água das Chuvas: O Caminho para uma Escola Sustentável” da mestranda Jamila El Tugoz, professora Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Toledo e dos professores do Mestrado em Administração pela Unioeste Geysler R. F. Bertolini e Loreni T. Brandalise foram premiados como o melhor artigo no Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (IV SINGEP). Entre os 443 trabalhos inscritos para o IV SINGEP, realizado em São Paulo, de 8 a 10 de novembro, o da professora Jamila foi o que teve a melhor nota.
O artigo aborda a implantação de um sistema de aproveitamento das águas das chuvas para fins não potáveis em uma escola. Teve como objetivo avaliar os resultados obtidos com a utilização de cisternas para a captação e uso da água pluvial, em uma escola estadual do Paraná, no município de Marechal Cândido Rondon.
Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa. Com base nos dados das séries históricas de consumo de água do Colégio Eron Domingues, em Marechal Cândido Rondon, foi estabelecida uma relação entre o consumo de água mensal e o índice pluviométrico no período. Os resultados confirmam a eficiência do sistema de captação das águas da chuva, na redução do consumo de água tratada, fornecida pela empresa de Água e Esgoto, em até 57,2%. Desta forma, ao mesmo tempo em que estimula nos alunos uma consciência voltada à sustentabilidade, a inclusão dos saberes e práticas ambientais na escola, compreendem a perspectiva de um efeito multiplicador na sociedade.
Conforme o coordenador do curso de Administração da Unipar, Tiago Rodrigo Fischer, a premiação da professora em um seminário internacional é o reconhecimento e uma demonstração que os professores da Unipar são de excelente qualidade. “Isso comprova que mesmo no interior do estado, em uma universidade particular, temos excelentes professores, muito capacitados, que tem seu trabalho reconhecido nacional e internacionalmente”, acrescentou, parabenizando a colega pelo resultado.