O encontro será realizado em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e colocará o município no mapa das cidades digitais que usam a tecnologia para aprimorar os serviços públicos.
De acordo com o diretor de Informática da Prefeitura, Robson Vozniaki, o reconhecimento demonstra a preocupação dos gestores municipais em conectar as pessoas por meio da tecnologia digital e oferecer melhor qualidade de vida aos cidadãos. “O convite posiciona Toledo como uma localidade conectada com o mundo. Para a nossa equipe é uma satisfação e a sensação de dever cumprido reconhecido por outros municípios e outros estados”, comentou Robson.
Atualmente, o município conta com 36 quilômetros de rede de fibra óptica implantada em diversas escolas municipais, secretarias municipais e unidades administrativas. Ainda segundo o diretor de Informática, a intenção é chegar ao fim de 2015 com 50 quilômetros no anel. “Ao todo, mais de R$ 2 milhões já foram investidos no município para o ‘Cidades Digitais’, com recursos oriundos do Ministério de Comunicações (MC), Ministério de Justiça (MJ) e recursos próprios do município”, explicou. Até o fim de 2016, a previsão orçamentária é de que toda a área urbana do município seja coberta com fibra óptica, além de novos projetos na parte de gestão e digitalização. “Mais do que fibra, é solução. É maior segurança, melhor atendimento na área da saúde, educação, vigilância e trâmite administrativo”, afirmou Robson.
A conquista do prêmio, na avaliação do prefeito Beto Lunitti, é o fruto do trabalho realizado pela Secretaria de Administração, por meio do Departamento de Informática. “O prêmio vem coroar um trabalho em que colocamos toda a nossa energia na melhoria dos serviços públicos. Tivemos acesso ao edital do Programa Cidades Digitais, nos inscrevemos e fomos contemplados. A partir de então iniciou o trabalho de estruturação para chegarmos ao que já temos. A intenção é continuar avançando com o projeto e tornar Toledo uma cidade exemplo de modernidade, visionária e precursora neste processo de desenvolvimento”.
O gestor ainda lembrou de outra ocasiões de destaque do Cidades Digitais. “Também fomos apresentar nosso trabalho para o Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, e na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), além do 3° Fórum Mundial de Desenvolvimento Local, na Itália. Agora este prêmio é mais um marco de que Toledo tem ações importantes que podem ser exemplos para outros municípios brasileiros”, concluiu Beto.
Ações de ampliação do acesso e serviços
A partir da adesão do município ao Programa Cidades Digitais, do Governo Federal, a rede de fibra óptica foi ampliada e permitiu a disponibilização de laboratórios destinados ao uso da comunidade, além da implantação de exames de raio-X digitais, a substituição das anotações em papel por tabletes para os agentes comunitários de saúde (ACS) e os pontos de acesso gratuito por meio de wi-fi em quatro pontos estratégicos da cidade: Parque Ecológico Diva Paim Barth, Ginásio de Esportes Alcides Pan, Praça Willy Barth e Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer.
A conexão do ‘Cidades Digitais’ também permitiu a ampliação de outros dois programas federais, o Vídeo Monitoramento e a Estação Juventude. “No total, o município conta com 32 câmeras que possibilitam a expansão do sistema de vídeo monitoramento e permite que a Guarda Municipal (GM) esteja em 10 ou 15 lugares ao mesmo tempo”, disse o diretor de Informática Robson Vozniaki.