A partir das eleições de 2016 só poderão votar os eleitores que realizaram o recadastramento biométrico. De acordo com o Juiz Dr. Marcelo Cardoso, a biometria, além de facilitar o voto, também evitará qualquer tipo de transtorno ao eleitor. “Os eleitores serão identificados através de suas digitais e fotos,” explicou.
Segundo a chefe de cartório, Adeline Gasparelli, foi realizada uma força tarefa com o auxílio de 28 estagiários da Prefeitura para que todos os eleitores tivessem acesso ao serviço. “Foram realizados até o momento 72,34% dos recadastramentos, porém nossa meta é chegar aos 80%,” afirmou.
Os eleitores dos municípios de Toledo, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu que ainda não fizeram a biometria devem comparecer ao Fórum Eleitoral, na Rua Miraldo Pedro Zibetti, no Jardim Santa Maria, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros, portando o RG, o título de eleitor e um comprovante de residência até o dia 30 (segunda-feira) deste mês. “Quem não realizar a biometria até o prazo defino infelizmente terá o seu título de eleitor cancelado,” reiterou Adeline.
Os municípios de Toledo, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu possuem 103 mil eleitores. Na ocasião o prefeito Beto Lunitti falou sobre a importância do recadastramento biométrico. “É necessário que todos que possuem título de eleitor realizem este procedimento para que já tenhamos o controle biométrico na próxima eleição,” disse.