Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Sarau da Poesia das Mães reuniu declamadores de cinco a 87 anos

O 2º Sarau da Poesia das Mães, na noite de quinta-feira, cinco de maio, na Biblioteca Municipal de Toledo, reuniu mais de 60 poetas, escritores, professores, estudantes e convidados, incluindo declamadores de cinco a 87 anos de idade.

06/05/2011 - 10:53


A promoção foi do Clube da Poesia de Toledo e da Biblioteca Municipal, contando com a presença das madrinhas da entidade, a diretora da Biblioteca, Nancy Futagami, e a professora Maria Bernardete Barth Calleya, e da secretária municipal de Cultura, Rosângela Reche.

Entre os poetas que recitaram seus próprios versos ou obras de outros autores, estiveram a garotinha Isabela Camargo, de cinco anos, aluna do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Norma Belotto, do Jardim Gisela, e o pioneiro Eugênio Rigon, de 87 anos, cidadão ítalo-brasileiro, veterano da 2ª Guerra Municipal e morador de Toledo há 52 anos. Eugênio declamou poema de sua autoria, escrito em italiano, em homenagem à esposa falecida há uma semana.

Outros destaques foram poemas em homenagem às mães de estudantes do 5º Ano da Escola Municipal Norma Belotto e 7º Ano do Colégio Estadual Jardim Gisela, apresentação de integrante da Orquestra de Viola Caipira Feminina e encenação em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. A orientação dos alunos foi da professora Rosa Cervo.  

A apresentação de poemas de alunas de 10 anos de idade, pelas próprias autoras, foi interrompida diversas vezes pelas lágrimas das pequenas poetisas, emocionando as mães e pessoas presentes.

Também mereceram aplausos os poemas de pioneiros, como Primo Lavarda, de 83 anos, por ele próprio, e de Júlio Trevisol, de 64 anos, além de apresentações de poetas como Otília Stédile, Rosa Cervo, Helga Viezzer, Lucas Felipe e Samuel Bispo, Janete Calixto e Antonio Ruiz Marques, entre outros.

No final das apresentações, houve confraternização e distribuição de poemas impressos e brindes entre os presentes. A presidente do Clube da Poesia, professora Edy das Graças Braun, comemorou o sucesso do evento, afirmando haver atingido todos seus objetivos.

Entre eles, homenagear as mães, cujo papel cresce em importância para a família e a sociedade a cada dia, apesar de avanços da ciência, mudanças nos costumes e liberalização da legislação, divulgar a poesia e a cultura, despertar e valorizar novos talentos e promover a aproximação  e confraternização entre os associados da instituição.      

Sem nome %281144 x 250 px%29