Toledo é um dos três municípios brasileiros que receberá recursos do Ministério da Saúde (MS) para o Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Para mostrar o trabalho realizado no município, a médica do Ambulatório de Feridas do município, Eliana Benatti, irá representar a cidade no 5° Fórum Brasileiro de Tratamento de Feridas. O encontro acontecerá de 24 a 27 de novembro, em Florianópolis, Santa Catarina.
Na ocasião, serão apresentadas as experiências com a calêndula no tratamento de feridas e os resultados obtidos por meio dos fitoterápicos. “Também iremos abordar sobre as melhorias ocorridas na cicatrização de feridas e o número de pessoas que aderiram este tipo de tratamento”, comentou Eliana Benatti. Ainda de acordo com a médica, o local realiza em torno de 300 atendimentos por mês. Em Toledo, o Ambulatório de Feridas é anexo a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Coopagro e atende no período da tarde. Os pacientes devem ser encaminhados pelas unidades que compõe a rede de atenção básica do município.
A fitoterapia é realizada em casos de queimaduras, úlceras venosas, diabetes, pressão arterial, sequela de hanseníase, dentre outros. “A demanda por esta forma de tratamento está crescendo cada vez mais aqui no município. Isso é muito bom, pois é uma forma de fomentar e resgatar o uso tradicional de plantas medicinais”, destacou.
Toledo participa do programa do Ministério da Saúde (MS) desde 2012, quando teve seu primeiro projeto aprovado entre 14 municípios brasileiros concorrentes. Em 2016, o município trabalhará na estratégia direcionada ao Arranjo Produtivo Local (APL), com o investimento de R$ 593.397,81. O recurso é oriundo do Ministério de Saúde e destinado a Farmácia Escola, medicação de fitoterápicos e saúde mental. “A contemplação desta nova etapa vai elencar ainda mais a produção e a distribuição das plantas medicinais”, concluiu Eliana.
Fonte: Secom