A Subsecção Toledo da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB elegeu, pela primeira vez, uma mulher para ocupar a presidência da entidade. Embora o estatuto da Ordem prevê a proporção de 30% de mulheres nas suas diretorias, das 47 seccionais do Paraná apenas quatro elegeram para a presidência mulheres, entre elas, Toledo, Medianeira, Cornélio Procópio e Rio Negro. A advogada e professora universitária, Solange da Silva assume a partir do dia 1º de janeiro a condução da entidade no município. Entre as prioridades da sua gestão estão a maior atenção as causas das mulheres, fortalecimento do vínculo da Entidade e sociedade, fortalecimento da classe e a garantia da realização do exame da Ordem em Toledo.
Solange da Silva já tem trajetória na direção da Subsecção Toledo da OAB. Ela já ocupou os cargos de secretária adjunta e conselheira e, a partir do próximo ano, assume a presidência da Ordem no município. A advogada destaca que o envolvimento das mulheres já era esperado, pois elas já são a maioria nos bancos universitários. “Estamos nas universidades, no mercado de trabalho e é natural que, cada vez mais, ocupamos os espaços de representação”. A advogada destaca que as questões de gênero terão atenção especial da diretoria eleita.
A presidente eleita destaca a importância do papel da OAB nas relações democráticas. “Queremos fortalecer as Comissões da Ordem, por meio delas, ampliar o diálogo com a sociedade”.
A presença de três cursos universitários de direito na cidade favorece a política. “Temos um grande número de recém formados, que podem estar conosco, aprimorando sua formação, por meio do convívio e a troca com outros profissionais, e assim, contribuir nas demandas da sociedade, por meio da assistência judiciária gratuita”.
Solange destaque que historicamente a OAB sempre se posicionou nas questões sociais visando o bem comum e o equilíbrio social. “Nestes grandes temas a OAB sempre esteve ao lado das melhores propostas para a sociedade e a gente pretende continuar contribuindo com isso”.
O fortalecimento da classe e o apoio aos estudantes de direito estão entre as prioridades da diretoria eleita. “Queremos promover encontros temáticos. Trazer colegas especialistas para compartilharem o seu conhecimento, e assim, fortalecermos a classe. Temos como prioridade a luta pela 3ª Vara Trabalhista, também queremos que o exame da Ordem volte a ser realizado em Toledo. Temos três cursos de direito na cidade, não faz sentido que as provas não aconteçam aqui. Vamos também fazer convênios para apoiar os recém formados para que eles possam ter a qualificação da Ordem”. Solange destaca também, a importância da unidade da classe para construir a sede social e reformar a sede da Subsecção.
Solange da Silva afirma que as bandeiras da diretoria eleita não se encerram nas propostas apresentadas na campanha. “O diálogo continua e isso fará com que possamos dar o ritmo ao trabalho e elencamos as prioridades. O importante é que nossas propostas foram bem aceitas e a resposta esteve nas urnas. Somo uma chapa eclética, diversas idades, experiências e seguimentos sociais. Queremos seguir com este entusiasmo para escrevermos a nossa história”, finalizou a primeira mulher eleita a presidente da OAB Toledo.