Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Tornado F1 na escala Fujita atinge Rondon e região

O tornado danificou 1,5 mil casas, afetou 7,5 mil pessoas e feriu 12 em Marechal Cândido Rondon, de acordo com boletim da Defesa Civil, divulgado hoje às 8h.

20/11/2015 - 13:42


O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) confirmou a passagem do tornado no município de Marechal Cândido Rondo. Segundo o órgão havia previsão de tempestades para todo o Oeste, mas com as temperaturas elevas e o aumento de nebulosidade possibilitou a formação de super células que formaram diversos funis que se juntaram e tocaram o chão, o que caracteriza o tornado.

De acordo com a metereologista do Simepar, Ana Beatriz Porto na Escala Fujita a gravidade dos tornados são medidos de 0 a 5, e o que passou por Marechal Cândido Rondou foi classificado como categoria F1. “O tornado se formou a partir da tempestade por volta das 16h15, e mesmo atingiu a velocidade estimada de 115 a 125 Km/h”.

Ana destacou que a previsão de tornado é restrita. “O que tínhamos era previsão de tempestade, não só para aquela localidade, mas todo o oeste. A noite, em Marechal Cândido Rondon foram registrado rajadas de vento de até 94 Km/h”.

O tornado danificou 1,5 mil casas, afetou 7,5 mil pessoas e feriu 12 em Marechal Cândido Rondon, de acordo com boletim da Defesa Civil, divulgado hoje às 8h. A zona rural também foi atingida. As fortes chuvas e ventos desta quinta-feira também deixaram cerca de 45 mil pessoas sem energia elétrica.

Previsão

De acordo com a meteorologista Ana Beatriz Porto da Silva, o tempo melhora hoje e não há previsão de vendavais e tempestades. Mas o tempo permanece instável, com chance de chuva no domingo no Estado. 

Energia

As equipes de emergência da Copel continuam trabalhando para reconstruir trechos das redes elétricas do município que foram destruídos na tarde de ontem (19), durante a formação de um tornado. Estima-se que mais de 150 postes estão tombados ou quebrados no trajeto percorrido pelo tornado. São dezenas os pontos com rompimentos de cabos. O número de unidades consumidores sem energia no município foi reduzido de 9,5 para 6 mil até o início da manhã de hoje.

Por volta das 22 horas de ontem, a Copel restabeleceu a totalidade do abastecimento para as quatro mil unidades consumidores dos municípios vizinhos de Entre Rios do Oeste e Pato Bragado, cujas linhas de distribuição também foram afetadas pelo mesmo fenômeno. Os trabalhos de reconstrução das redes em Marechal Cândido Rondon vão continuar com os reforços de equipes de outras unidades da Copel na região, mas não há ainda uma previsão para a conclusão da
força-tarefa.

O temporal que começou no extremo Oeste também avançou na direção leste, provocando interrupções no fornecimento de energia nas regiões de Assis Chateaubriand, Palotina, Laranjeiras do Sul, Dois Vizinhos, Chopinzinho e Pato Branco.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px