A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), firmou na sexta-feira (20) o contrato para a construção de mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). A nova estrutura vai atender aos moradores do Jardim da Mata. O custo total da obra – material e execução – é de R$ 1.163.709,68. Os serviços serão realizados pela Onça Construções Ltda e as intervenções devem ser iniciadas no máximo em 10 dias. A previsão de término é de 240 dias.
O novo espaço irá abrigar mais de 100 crianças. A secretária da SMED, Tania de Grandi, falou que a construção de um CMEI no Jardim da Mata estava planejado desde 2013. “O planejamento agora se concretiza, pois assim como o conjunto habitacional foi se estruturando, a educação também precisa se organizar naquela localidade. Nós entendemos que para a garantia de um povo desenvolvido, a educação precisa chegar primeiro”, disse. A previsão de término é de 240 dias e o funcionamento do novo centro está previsto para 2016.
A ação fortalece a política de educação infantil em Toledo. “Isso contribui para qualificar o contexto da ação do governo em temos de política da educação, tanto nos aspectos estruturais quanto pedagógicos”. Beto ainda comentou ainda sobre a previsão da construção de mais dois CMEI’s, um na região do Jardim Porto Alegre e outro no Jardim Santa Clara. “Esses locais tiveram orientação técnica para sua construção, pois é onde temos um número importante de crianças que precisam ter seu espaço no CMEI. Isso é motivo de muita alegria, já que estamos realizando ações importantes e estruturantes na área da educação, além de outras áreas de políticas humanas também”, disse Beto.
Parceria com o Governo Federal
A construção do novo CMEI será custeada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ao município compete a doação do terreno para a edificação, a instalação de equipamentos e móveis após a conclusão das obras e o gerenciamento. O projeto arquitetônico é Tipo 2, desenvolvido para o Programa Proinfância, com capacidade de atendimento tem capacidade de 100 crianças em tempo integral.
O projeto arquitetônico adotado foi baseado nas necessidades de desenvolvimento da criança, tanto no aspecto físico, psicológico, quanto no intelectual e social. Foram levadas em consideração as diversidades que temos no país, fundamentalmente em aspectos ambientais, geográficos e climáticos, em relação às densidades demográficas, os recursos socioeconômicos e os contextos culturais de cada região, de modo a propiciar ambientes com conceitos inclusivos, aliando as características dos ambientes internos e externos com as práticas pedagógicas, culturais e sociais.