O presidente da Amop analisa que e a região tem reivindicações a serem discutidos com o governo federal, entre elas obras previstas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), como a segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai em Foz do Iguaçu e a usina hidrelétrica de Baixo Iguaçu, além de recursos para construção de moradias populares, duplicação de rodovias, como a BR 163, 277 e 369. Os prefeitos levarão também para a discussão temas da pauta municipalista como, por exemplo, a proposta de emancipação de distritos.
POLÍTICA
Região Oeste participará em peso da 14º Marcha de Prefeitos
Cerca de 40 prefeitos e prefeitas da Região Oeste devem participar da 14º Marcha de Prefeitos a Brasília, que será realizada na próxima semana, de 10 a 12 de maio, integrando a comitiva o prefeito de Toledo José Carlos Schiavinato e o prefeito de Jesuítas e presidente da Amop, Aparecido José Weller Junior, líder da comitiva da Região Oeste.
A edição deste ano da Marcha prevê ainda novidades como o lançamento oficial do Observatório do Crack, plenárias com propostas da CNM para aperfeiçoar o pacto federativo e uma conferência nacional de primeiras damas. Como nos outros anos, o Congresso Nacional sediará as bancadas parlamentares e o resultado das discussões será apresentado no dia seguinte. A abertura do evento, que será realizado no hotel Royal Tulip, contará com a presença da presidente da República Dilma Rousseff (PT).
O prefeito Schiavinato afirmou a reportagem da Casa de Notícias que as ações serão discutidas em conjunto com os municípios. Ele cita entre as prioridades da pauta a Emenda Constitucional 29; a discussão do repasse do FPM, e o Projeto do Pré-sal. Schiavinato informou ainda que durante a semana também acompanhará o andamento do processo do Hospital Regional, além de buscar recursos para o término do Abatedouro de Vila Nova.
Credenciamento
O credenciamento para participar da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios estará aberto a partir das 14h da próxima segunda-feira (9). O objetivo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) é agilizar o atendimento aos prefeitos e evitar longas filas. No primeiro dia, o credenciamento funciona até as 20h e retorna às atividades na terça-feira de manhã.
As inscrições pela Internet terminam nesta sexta-feira (6), mas continuarão abertas aos interessados no local do encontro. Quem ainda não confirmou a inscrição, pode procurar a equipe da CNM durante os dias da Marcha sem nenhum problema. As inscrições novas serão feitas no térreo do Hotel Royal Tulip, enquanto os que já receberam a confirmação podem se dirigir ao subsolo para ter acesso à Marcha. Nos dois casos, é preciso apresentar um documento de identificação.
Para a imprensa, a CNM exige que sejam apresentados a identificação de jornalista e um crachá ou documento que comprove o vínculo com o jornal impresso, rádio, TV ou portal na Internet. Não será a aceita a presença de fotógrafos que comercializem fotos dentro do espaço da XIV Marcha.
Por Rosselane Giordani com informações das assessorias
Mais lidas
- 1Mulheres representam 60% das inscrições no Enem 2025
- 261 socos: caso no RN retrata escalada da violência contra mulheres
- 3Professor de Direito da FAG lança livro sobre democracia, populismo e liberdade política
- 4Agosto Dourado: doação de leite materno é essencial para os bebês prematuros internados na Hoesp
- 5Toledo recebe “A alma canta” com Monsenhor Marcos Pavan nesta sexta-feira (1º)
Últimas notícias
- 1Unioeste lança agente de inteligência artificial para auxiliar pequenos agricultores no pós-colheita
- 2Programação do 1º Festival da Música Brasileira de Toledo começa amanhã (6)
- 3Toledo fecha 1º semestre de 2025 na liderança estadual na geração de empregos
- 4Inscrições para cursos no CEU das Artes e no Ondy Niederauer estão abertas
- 5JEPS E-sports promovem desenvolvimento e interação para os participantes