Ao comemorar os 45 anos de existência, a empresa lembrou seu maior capital - os cooperados. “O que a Coamo mais plantou não está na terra, mas no coração do produtor que acreditou na força da cooperação. Plantamos a fé e nasceu a esperança”, disse o diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini em mensagem enviada a unidade Toledo, que realizou um café da manhã para os cooperados, na manhã de sexta-feira.
Ainda na mensagem, o diretor-presidente da Coamo destacou a força do cooperativismo no desenvolvimento das comunidades. “Com a Coamo, aos poucos, os desafios foram vencidos suplantados e ampliados nestes anos todos. O Progresso e as tecnologias viraram realidade, transformando regiões e realidades com alta produtividade nas lavouras, geração de renda e qualidade de vida dos produtores de todas as comunidades”.
O gerente da Coamo em Toledo, Marino Mugnol lembrou o trabalho desenvolvido pela Cooperativa, ao longo dos 45 anos de história. “A Coamo é uma cooperativa que se desenvolveu e trouxe desenvolvimento a todos os 65 municípios que ela está presente, através de um trabalho técnico, sério e sempre preocupado com o desenvolvimento das atividades que ela se propõe a fazer. A Comao trouxe o que tem de mais moderno em tecnologia e trabalho para que ela fique ao alcance do produtor, para que ele aplique em suas propriedades. Foi assim que a Coamo cresce e se desenvolveu sempre dando apoio aos cooperados, que são os produtores rurais”.
Marino Mugnol creditou o sucesso da Cooperativa a boa relação com seus cooperados. “O produtor acreditou na Coamo, acreditou neste trabalho, acreditou na diretoria e na equipe de funcionários e graças a isso a Coamo tem crescido e se desenvolvido e se tornou a maior cooperativa da América Latina”.
A história da Coamo em Toledo é mais recente, mas não menos importante, frisou o gerente. “Para o Oeste ela veio mais recentemente, pouco mais de 20 anos, mas trouxe para cá um grande desenvolvimento, onde o produtor cresceu muito. Na agricultura as coisas acontecem com grande velocidade, toda hora vêm novas tecnologias. Nos últimos 15 anos passamos por grandes transformações na agricultura em função das transgenias – foi uma revolução que acontece na área agrícola - e a Coamo e seus cooperados tem acompanhado isso tudo, com muito sucesso”.
O cooperado da Coamo e presidente do Sindicato Rural, Nelson Paludo acredita que os resultados conquistados pela Cooperativa são frutos da credibilidade do trabalho realizado. “Olhando a trajetória da Coamo é de admirar o desenvolvimento que ela teve. Começou com poucos produtores associados e com a seriedade da administração e a confiança que ela repassa aos produtores, fez com que ela tivesse um crescimento muito grande. Hoje a Coamo nos dá segurança, o trabalho é muito tranquilo e o produtor precisa desta segurança. Continuando isso é desenvolvimento pra região e a cada ano a Coamo esta diversificando suas atividades e com isso agrega valor no que o produtor produz”.
Alberto Donassolo, produtor rural, residente em Xaxim é cooperado fundador da Coamo, em Toledo e compartilha da mesma opinião do presidente do Sindicato. “Foram 45 anos de um trabalho valioso. A Coamo demonstrou credibilidade, um trabalho que foi crescendo junto aos cooperados e funcionários. Do jeito que estão tocando este trabalho, com certeza seremos uma das mais fortes empresas do país”.
Coamo em números
É a segunda maior empresa do estado do Paraná, está entre as 50 maiores empresas do país. Conta com 28 mil cooperados e sete mil funcionários diretos. Estimas-se mais de 100 mil famílias que estão no entorno da Coamo. A Coopertativa participa com 25% da produção agrícola do Paraná, além do trabalho de industrialização destes produtos. A Coamo atua, também, nos estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. As receitas globais da Coamo já superaram R$ 8 bilhões. “Temos certeza que, nos municípios que ela está presente é a empresa líder no agronegócio e com isso o trabalho que ela está desenvolvendo acaba sendo muito importante para cada município que ela está presente.
Futuro
Para o gerente da Coamo em Toledo, Marino Mugnol Coamo conta que, desde a fundação a cooperativa nunca parou de crescer. “Este é o objetivo, continuar crescendo é fazer um trabalho muito profissional, ampliando os serviços que ela realiza para os seu cooperados, serviços completos, conforme prevê o cooperativismo, não se limitando só a produção, mas olhando para o treinamento e desenvolvimento do cooperado e da sua família, de maneira que, cada vez mais, eles possam ter uma qualidade de vida. A solidez dos cooperados e da Coamo faz com que gire recursos nas comunidades que está inserida e com isso vai impulsionando também o desenvolvimento do município”.