A Defesa Civil em Toledo se mantém em estado de alerta constante, porém as ocorrências de intempéries climáticas registradas nos municípios vizinhos redobraram os cuidados dos agentes do setor. Na sexta-feira (27), na sala de reuniões da Prefeitura, foi realizado um encontro com os responsáveis pela mobilização em caso de temporais e outros sinistros. Ações em casos de vendavais e outros eventos climáticos foram discutidas conforme o preconizado no Plano de Contingência do município.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, capitão Luiz Eduardo Zarpelon, apresentou um panorama do atendimento aos moradores de Marechal Candido Rondon e Quatro Pontes após o tornado que atingiu os dois municípios. Zarpelon explicou o trabalho com as famílias e a distribuição de lonas e outros materiais para o suporte emergencial aos imóveis destelhados. “Tivemos apenas 20 desabrigados. As pessoas possuíam familiares e amigos e foram acolhidos. Por isso tivemos um número reduzido de pessoas necessitando de acolhimento nos abrigos disponibilizados pelo município”, disse Zarpelon reforçando que a primeira preocupação em casos de vendavais é a desobstrução das vias e o reestabelecimento da energia elétrica. “Isto é importante para o atendimento das vítimas”, completou.
A explanação serviu como base para a checagem da lista de ações caso venham ocorrer este tipo de evento em Toledo. Foram atualizados os contatos dos responsáveis por cada setor dentro do Plano de Contingência, reforçado qual o local para receber atingidos e realizado um levantamento dos materiais à disposição da Defesa Civil. “Temos um Plano de Contingência que foi atualizado recentemente. Vamos realizar agora o levantamento dos equipamentos que temos à disposição e equipes de trabalho para mantermos todos cientes de como agir caso seja necessário”, disse o secretário de Segurança e Trânsito Leoclides Bisognin reforçando que este trabalho é realizado constantemente.
Outra novidade na reunião foi a participação da cachorra Dolly, que está sendo treinada para busca e salvamento. “Vai ser mais um suporte para a Defesa Civil que vai auxiliar em casos de resgates”. Dolly é da raça Golden Retriever e tem quatro anos. Está sob os cuidados do Canil da Guarda Municipal há dois anos e o adestramento para o resgate de pessoas começou há três meses. “Acreditamos que com mais quatro meses ela estará apta a encontrar pessoas”, disse o treinador GM Edvaldo Eberhardt.
Mais três cães estão sob os cuidados da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito. Um deles, o Doberman Dinamite, treinado para ser cão de patrulha, já faz sucesso e na próxima segunda-feira (07) estará participando de um programa de televisão.