Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Ambulatório de Feridas Municipal apresenta relatório de ações ao prefeito Beto Lunitti

Entre os destaques do Ambulatório está a parceria junto PUC na elaboração de estudos científicos sobre o chá de calêndula.

02/12/2015 - 22:12


No início desta semana a equipe do Ambulatório de Feridas de Toledo, apresentou um relatório de ações para o prefeito Beto Lunitti. O trabalho realizado e os resultados obtidos por meio da utilização do chá de calêndula no tratamento de feridas são pioneiros no país e já receberam reconhecimento do Ministério da Saúde. Em Toledo, o Ambulatório de Feridas atua anexo à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Coopagro e atende no período da tarde.

Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde que compõe a rede de atenção básica do município e cerca de 300 atendimentos são realizados por mês. Conforme a secretária de Saúde, Denise Campos, o Ambulatório atua por meio do Projeto Arranjo Produtivo Local (APL) da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF). “Toledo participa do programa do Ministério da Saúde (MS) desde 2012, quando teve seu primeiro projeto aprovado entre 14 municípios brasileiros concorrentes e já é vitrine de bons resultados no uso de fitoterápicos no Sistema Único de Saúde”.

Na avaliação da médica do Ambulatório, Eliane Benatti, a demanda por esta forma de tratamento está crescendo cada vez mais no município de Toledo. “Isso é muito bom, pois é uma forma de fomentar e resgatar o uso tradicional de plantas medicinais”. Eliane explicou que, além dos resultados, a visita ao prefeito teve como objetivo apresentar as demandas do local, que pretende melhorar sua atuação. “O próximo passo que precisamos para melhorar o Ambulatório é a ampliação da equipe e da estrutura física, para que os atendimentos possam ser realizados em período integral”, afirmou.

Segundo a técnica em enfermagem especialista em estomaterapia que atua no Ambulatório, Aparecida Santana, o tratamento através de plantas medicinais e a fitoterapia desempenham um papel importante para o tratamento alternativo e seguro contra dores, inflamações e outros incômodos. “No ambulatório utilizamos o chá de calêndula aliado a outros produtos em tratamentos de feridas, em casos de queimaduras, úlceras venosas, diabetes, pressão arterial, sequela de hanseníase, dentre outros”, explicou.

Entre os destaques no avanço da atuação do Ambulatório está a parceria junto à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), campus Toledo, na elaboração de estudos científicos sobre o chá de calêndula. “Estão sendo realizados estudos para verificar cientificamente o princípio ativo da calêndula, comprovando o benefício da utilização do fitoterápico que já possui resultados positivos nos tratamentos que realizamos”. O Ambulatório de Feridas também já recebeu visitas de representantes de diversos países que buscam conhecer a metodologia dos tratamentos.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px