A secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, participa nesta sexta-feira (04) da reunião do Conselho Estadual de Política Cultural do Paraná (Consec) na sede da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) em Curitiba. Essa é a primeira reunião do Consec, desde a posse dos conselheiros realizada no mês de agosto deste ano.
Entre os vários pontos de pauta está a discussão do Plano Estadual de Educação. Os conselheiros devem estudar os pontos convergentes com o Plano Estadual de Cultura e criar uma agenda em comum. Um dos tópicos que trata o PEE aborda as diretrizes que contemplam o atendimento a povos tradicionais, quilombolas e indígenas.
No tópico sobre Educação Básica, o Plano cita ações para inclusão do ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo oficial dos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada do Estado do Paraná.
Uma das estratégias a serem adotadas como meta do PEE é estabelecer programas em parceria com municípios para a oferta da educação inclusiva nas comunidades indígenas, quilombolas, do campo e ciganas, de acordo com suas especificações.
“A proposta é fazer a leitura do Plano Estadual de Educação e criar uma agenda consensual do Consec com o Conselho Estadual de Educação para que essas metas sejam encaminhadas para a Secretaria de Estado da Educação com o posicionamento dos dois conselhos”, explica Rosselane.
No período da manhã os conselheiros devem manter agenda com o Secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, e no período da tarde fazer as discussões dos demais pontos de pauta da reunião. A secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani é integrante do Consec e representa a região Oeste do Estado. Ela reforça que a proposta enquanto conselheira é defender os interesses da Cultura do interior do Estado.
Fonte: Secom.