No ano base 2012, Toledo tinha conquistado 0,8402, numa escala que vai de 0 a 1. Nos dados referentes as políticas implantadas em 2013 no índice geral Toledo atingiu 0,8507. No ranking nacional em 2012 ocupava 144º e 11º no estado. No estudo referente a 2013 Toledo ocupou a 91ª posição nacional e a 10ª no estado. Nas três áreas analisadas o município tem alto desenvolvimento (acima de 0.8 pontos), mas foi na área de saúde que o crescimento ganhou destaque conquistando 0,9088.
Embora o acompanhamento do Índice apresente um cenário de dois anos anteriores ele ainda serve de parâmetro para os gestores municipais na avaliação de suas ações atuais com o que fizeram no primeiro ano desta gestão. Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal apontou Toledo com alto desempenho. No índice geral 0,8507, educação 0,8237, emprego e renda 0,8185 e na saúde o maio desempenho 0,9088 numa escala onde a nota máxima é 1.
O desenvolvimento de Toledo ficou a frente de municípios como Cascavel, Londrina e Umuarama. O prefeito Beto Lunitti avaliou o desempenho do município no Índice Firjan. “Desde o primeiro ano de gestão estávamos focados nas áreas que foram avaliadas, e também, como atuamos de forma conjunta é natural que os resultados agregam o trabalho de todas as pastas. Antes de chegarmos ao governo municipal já acompanhávamos os estudos do Departamento de Pesquisa e estudos econômicos da Firjan”.
Beto Lunitti comemorou os resultados e disse que acredita que esta tendência deve se repetir em 2014 e 2015 que serão avaliados posteriormente. “Temos intensificado os investimentos e consolidado as políticas públicas desde 2013, por exemplo, na saúde ampliamos ano a ano as equipes de Estratégia Saúde da Família e diversos outros programas que tem dado maior qualidade de vida para nossa gente”.
Para Lunitti o cenário econômico é instável, mas Toledo tem se destacado. “Sabemos que é um momento delicado, mas tudo que é possível ser feito no âmbito municipal para que tenhamos um ambiente favorável para que os investidores sintam segurança em investir aqui temos feito, e isso, consequentemente gera emprego e renda. E na educação os investimentos cresceram significativamente tanto em estrutura quanto qualificação os resultados virão”.
No Paraná a maioria dos municípios - 83,2% atingiram desenvolvimento moderado (0,6 a 0,8), 3,4% dos municípios atingiram desenvolvimento regular (0,4 a 0,6) e 13,5% atingiram alto desenvolvimento (superior a 0,8), entre ele Toledo.