1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Pequenos produtores de Cerro da Lola recebem reforma de câmara fria

Segurança alimentar e economia energética representam alguns dos efeitos diretos das reformas realizadas na câmara fria da Associação Fábrica de Queijos de Cerro da Lola (Afaqueijos). A entrega do investimento de R$ 8 mil, aprovado pela Câmara Municipal e aplicado pela Prefeitura de Toledo, aconteceu na última quinta-feira (05) e integra a política de incentivos aos pequenos produtores rurais.

06/05/2011 - 16:32


Durante o evento, a entidade contou em sua sede com a presença do prefeito José Carlos Schiavinato, do deputado estadual Duílio Genari e do vereador Luís Fritzen, dos técnicos do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR), além de representantes da administração municipal.
“É uma obra que melhora a qualidade de nossos queijos”, destacou o presidente da Afaqueijos, Dinarte Bortoli, lembrando que a associação congrega 22 famílias e que agora gastará menos com “luz”. O secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Eloir Pape, explica que a reforma significará 30% de economia em energia elétrica com o novo revestimento e a instalação dos painéis isotérmicos. “Também trocamos a porta e instalamos itens de segurança. Esse material não enferruja e a câmara pode manter-se na temperatura ideal, cerca de cinco graus, antes do queijo ser embalado a vácuo e comercializado”, explicou Pape, pontuando que, concluída a licitação, as obras de reforma ficaram prontas em dez dias.
 “A tecnologia aplicada aqui é a parecida com as câmaras frias da Sadia”, comparou Augusto Moresco, tesoureiro da Afaqueijos, destacando que o produto tem enorme aceitação nos mercados e nas feiras de Toledo. “O nosso obstáculo vem sendo a recente alta da matéria-prima, o leite, que apesar de branca está sendo cobrada como ouro”, protestou o produtor, avaliando este fator como responsável pela queda da produção de 1200 para cerca 900 quilos mensais.
O prefeito José Carlos Schiavinato reiterou ao apoio aos produtores e afirmou, destacando que o fruto do trabalho deles vem sendo aproveitado nos restaurantes populares (Programa de Aquisição de Alimentos)e na merenda escolar (Programa Nacional de Alimentação Escolar) PNAE. “É a nossa obrigação realizar investimentos que melhorem a qualidade de vida do homem do campo. Valorizar o desenvolvimento de nossa comunidade trata-se de uma ação constante em nossa gestão que trata com transparência absoluta o dinheiro público”.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29