Na última quinta-feira (03) aconteceram as finais da primeira edição dos Jogos da Cidade e do Interior em Toledo. As partidas aconteceram em diversas praças esportivas do município. A competição, iniciada no mês de agosto, contou com a participação de 900 atletas aproximadamente, inscritos em 31 delegações representantes de empresas, associações esportivas e demais entidades.
O certame, segundo o coordenador geral, o técnico desportivo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) André Van de Sand, teve o objetivo de resgatar o esporte comunitário e promover a interação entre os atletas e times. “Temos diversas atividades assistidas pela SMEL, mas envolvendo os atletas de rendimento. Nossa intenção com os Jogos da Cidade e do Interior era ter a participação da comunidade e isso foi alcançado”.
O envolvimento da comunidade também foi destacado pelo coordenador. Para as disputas município foi dividido em oito núcleos, seis na área urbana e dois no interior. Clubes, associações de moradores, estabelecimentos de ensino e grupos religiosos, entidades e outras agremiações estavam representados. “Nossa expectativa foi atingida e, podemos dizer, superada”, comentou.
As disputas envolveram o futsal (masculino e feminino), voleibol (masculino e feminino) bocha de areia (masculino e feminino), bocha carpet (masculino e feminino), truco (masculino) e canastra (misto). Segundo a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa, ampliar a oferta de competições comunitárias amadoras era o grande objetivo. “Já temos os Jogos Abertos de Toledo e meta, com mais este evento esportivo, era promover ainda mais a interação entre as pessoas, aproximar as comunidades e incentivar a prática esportiva”, concluiu.
Classificação final
Bocha de areia masculino
1º Lugar – Vila Ipiranga
2º Lugar – Associação de Moradores do Jardim Pancera
3º Lugar – Associação de Moradores do Jardim Panorama
4º Lugar – Yara Country Clube
Bocha de areia feminino
1º Lugar – Associação de Moradores do Jardim Panorama
2º Lugar – Xaxim
3º Lugar – Vila Industrial
4º Lugar – Associação de Moradores de São Luiz do Oeste
Bocha carpet masculino
1º Lugar – Yara Country Clube
2º Lugar – Lanchonete Chawinel
3º Lugar – Toledão
4º Lugar – Associação de Moradores do Jardim Panorama
Bocha carpet feminino
1º Lugar – Associação de Moradores do Jardim Panorama
2º Lugar – Toledão
3º Lugar – Lanchonete Chawinel
4º Lugar – Bom Princípio
Canastra
1º Lugar – Yara Country Clube
2º Lugar – Associação de Moradores do Jardim Panorama
3º Lugar – Associação União Lajeadense
4º Lugar – Assermuto
Futsal masculino
1º Lugar – UTFPR
2º Lugar – Furacão Esporte Clube ‘B’
3º Lugar – MAJUC/AFETO ‘B’
4º Lugar – Igreja Quadrangular Planadas
Futsal feminino
1º Lugar – MAJUC/AFETO ‘A’
2º Lugar – Toledão
3º Lugar – Dez de Maio
4º Lugar – SERPrati/Prati Donaduzzi
Truco
1º Lugar – Toledão
2º Lugar – Mottin Materiais Elétricos
3º Lugar – Assermuto
4º Lugar – Associação União Lajeadense ‘B’
Voleibol masculino
1º Lugar – Toledão
2º Lugar – Yara Country Clube
3º Lugar – Novo Sobradinho
4º Lugar – Grêmio Vila Nova
Voleibol feminino
1º Lugar – Toledão
2º Lugar – AABB
3º Lugar – Yara Country Clube
4º Lugar – Novo Sobradinho
Fonte: Secom