Iniciou nesta quinta-feira (10) a Copa Mercosul de basquete masculino, em Toledo. A competição encerra as atividades 2015 da Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol). Os atletas do projeto, Matheus Henrique Mattos, Gustavo Felipe de Oliveira, André Luis Ferreira de Souza integram a equipe do Paraná no campeonato. Os jogos se encerram no sábado (12).
Durante o primeiro dia de competição, a equipe Paraná “A” venceu o Minga Guazú, por 98 x 12. O cestinha da partida foi o atleta paranaense, Mateus Diniz, com 33 pontos. Na sequência foi a vez do Paraná “B” entrar em quadra. A equipe perdeu para o Franco Basket por 65 x 58. Os cestinhas da partida foram Romulo de Souza e Bruno Rephe, com 22 pontos cada. O Estado ainda realizou outras duas disputas à tarde.
A coordenadora da Abatol, técnica Lourdes Kappes, lembrou que a competição tem o objetivo de preparar os atletas da categoria Sub 14, para a disputa do Campeonato Brasileiro, pela categoria Sub 15 no próximo ano. “Por isso fizemos questão de promover essa competição para a categoria. Além disso, o Paraná participa com duas equipes para oportunizar a participação do máximo de atletas possível, tendo em vista que no próximo ano eles representaram o Estado no Brasileiro”.
Programação
Nesta sexta-feira (11) a programação inicia às 9h contra Minga Guazú X Siglo XXI. Às 11h é a vez de equipe do Paraná “A” enfrentar a equipe do Paraná “B”. Durante a tarde, às 17h30 a equipe Siglo XXI disputa contra a equipe de Franco Basket. A última disputa do dia acontece às 19h30 entre Paraná “B” e Minga Guazú. No sábado (12) já estão confirmados os confrontos entre Franco Basket X Minga Guazú, às 8h30, e Paraná “A” X Siglo XXI, às 10h30.
Copa Mercosul
A Copa Mercosul acontece em Toledo, entre os dias 10 e 12 de dezembro, no Ginásio de Esportes Jaime Zeni, na Abatol. O evento reúne atletas do Paraná, da Argentina e do Paraguai, que jogam pela categoria Sub 14.
Abatol
A Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol) é uma instituição sem fins lucrativos que, junto com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), promove a modalidade no município, por meio do trabalho voluntário de pais, professores e colaboradores. Já são quinze anos de trabalho coletivo em prol de crianças e adolescentes. Atualmente o projeto conta com 16 pontos de treinamento em Toledo, onde aproximadamente 600 meninos não só aprendem a prática da modalidade, mas também são incentivados a terem hábitos saudáveis.