O Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans) realiza, nesta quarta-feira (16), a instalação de um semáforo no cruzamento das Ruas Dom Pedro II e Bento Munhoz da Rocha. A necessidade do equipamento foi apontada por estudos técnicos realizados pelo Deptrans e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A nova sinalização deve entrar em funcionamento nos próximos dias.
Segundo o diretor do Deptrans, Fabiano Faria, a semaforização é necessária para melhorar o fluxo na região, principalmente nos horários de pico. “Nestas vias aconteciam pequenos congestionamentos principalmente no início da manhã, horário de almoço e fim da tarde. A implantação da nova sinalização vai ajudar na fluidez do trânsito desafogando os outros cruzamentos da Rua Dom Pedro II”.
Após a conclusão dos trabalhos o equipamento funcionará em pisca alerta durante uma semana para que os motoristas se habituem à nova sinalização, que terá o sistema de três tempos sincronizado com o do cruzamento do Largo São Vicente de Paulo e a Rua Santos Dumont. Nos primeiros dias os agentes de trânsito e guardas municipais auxiliarão nas orientações aos motoristas no local. “Os motoristas que se dirigem pela Dom Pedro II, sentido Parque Ecológico Diva Paim Barth, e forem acessar a Bento Munhoz da Rocha deverão dar preferência aos carros que seguem no sentido oposto”, disse Fabiano.
O secretário de Segurança e Trânsito, Leoclides Bisognin, afirmou que as ações em relação ao trânsito têm sido feitas baseadas na observação e em pesquisas sobre o fluxo em cada via. “Foi realizada uma avaliação e percebemos que o grande número de carros que transitam por este local vinha oferecendo riscos. Com o semáforo, vamos ter mais segurança em duas situações. A primeira na travessia da via. A segunda pela redução da velocidade, pois criará uma barreira entre os dois semáforos já existentes na Rua Dom Pedro II, no cruzamento com a Rua Guarani e a Avenida Maripá”, concluiu.
Além do semáforo, toda a sinalização vertical e horizontal nas proximidades do cruzamento está sendo reforçada.
Fonte: Secom