Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CIDADANIA

Prefeitura entrega sede própria de Casa Abrigo para crianças de 0 a 6 anos

Mais de R$ 1 milhão foram investidos na obra da Casa Abrigo Menino Jesus II

16/12/2015 - 20:20


A Prefeitura de Toledo inaugurou, nesta quarta-feira (16), a nova sede da Casa Abrigo Menino Jesus – II. O espaço atende crianças de 0 a 6 anos vítimas de violência e que foram retiradas do convívio familiar por determinação judicial da Vara da Infância e Juventude. Mais de R$ 1 milhão foram investidos nas estruturas e instalações do local. O terreno destinado para o abrigo tem 1.300 metros quadrados e a estrutura edificada pelo município mede aproximadamente 700 metros quadrados.

Segundo a secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Rosiany Favareto, o valor investido inclui a construção de toda a estrutura física, o mobiliário planejado, a pavimentação e instalação da grama e paisagismo. “Estávamos em uma estrutura locada que não era adequada. Na verdade, estruturas locadas nunca atendem nossas demandas. Esse terreno foi escolhido ainda em 2013, teve o processo de tramitação para liberação da área e depois para a construção. Cada cômodo foi planejado para atender as crianças. Queremos que elas fiquem o menor tempo possível, mas enquanto estiverem aqui que sejam bem acolhidas”, salientou.

A secretária comentou ainda sobre os adolescentes do Programa Florir Toledo, que contribuíram com a horta e com o paisagismo externo do abrigo. “Eles fizeram um curso de paisagismo e apresentaram propostas e projetos que foram avaliados e escolhidos pela Secretaria de Assistência Social. Em seguida os meninos executaram os projetos de paisagismo aprovados”, disse a gestora da pasta.

Durante a solenidade de inauguração ela ainda agradeceu toda a equipe que já passou pela SMAS, as secretárias que a antecederam, além das demais secretarias envolvidas direta ou indiretamente no projeto. “Não fazemos nada sozinhos, portanto é necessário registrar esse agradecimento”, frisou.

O promotor de justiça Giovani Ferri destacou a importância das instalações. “O prefeito está de parabéns. Posso dizer com toda certeza que esse é um projeto de primeiro mundo. A estrutura, o fornecimento dos serviços para as crianças que serão acolhidas são excelentes. A construção foi uma exigência acordada com o Ministério Público e cumprida com êxito. Nós tínhamos uma defasagem muito grande para atender as crianças que sofriam maus tratos, abuso sexual e abandono dos pais. A Casa Abrigo supre essa demanda, pois embora Toledo tenha um nível de vida elevado, ainda é presente no Estado essa condição”, relata o promotor.

Ele informou ainda que na Comarca de Toledo existe uma média de 35 a 40 crianças atendidas. “Entre 2012 e 2013 chegaram a ser atendidas 90 crianças na Comarca, o que gerou essa necessidade”. A Casa Abrigo Menino Jesus II tem capacidade para atender 20 crianças simultaneamente de acordo com a legislação nacional. Hoje 12 crianças estão acolhidas no abrigo.

O juiz da Vara da Infância e Juventude de Toledo, Rodrigo Rodrigues Dias, também elogiou os investimentos realizados para a inauguração da Casa Abrigo Menino Jesus II. “Isso coroa um projeto articulado entre vários segmentos, desde o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e todas as equipes e instituições envolvidas. O prefeito Beto Lunitti cumpriu com a promessa que fez de montar uma equipe técnica e qualificada. Pois o serviço não se faz só com a estrutura física, é preciso uma equipe envolvida. O elogio é para o espaço físico, para a equipe, o plano de trabalho, tudo baseado na lei. É preciso destacar ainda o investimento, que é todo do Município, isso garante o orçamento para o bom funcionamento do serviço. O bom trabalho é preciso falar. Infelizmente não podemos chamar a imprensa para mostrar e comemorar a conclusão dessa obra, mas são mais de um milhão de reais investidos para resolver problemas que existem em Toledo”, frisou.

O prefeito Beto Lunitti disse que hoje é um dia de muita felicidade para ele. “É papel do gestor público cumprir com todas suas prerrogativas. Nós procuramos tomar as decisões com base em decisões técnicas e que envolvem discussões com as pessoas da área. Nós estamos colocando dinheiro público onde realmente ele deve ser investido, onde é necessário para a população. Não importa se isso não dá visibilidade ou não. Nosso compromisso é fazer um Governo responsável e minha obrigação é fazer aquilo que é melhor para as pessoas de Toledo”, frisou Beto Lunitti.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ademar Dorfschmidt, elogiou a atitude e coragem do prefeito Beto Lunitti. “Essa Casa Abrigo não dá votos para o prefeito e mesmo assim ele investiu um milhão de reais por entender que é necessário para o município. Ficamos felizes pela visão do prefeito e sua equipe em fazer um investimento desse porte e tão necessário para Toledo. A estrutura ficou digna e tem condições para que a criança encontre um lar enquanto estiver aqui”, frisou o vereador.

Apesar de ser um grande investimento e uma estrutura totalmente planejada para o atendimento às crianças em situação de risco, o local e a região da cidade não são revelados por questões de segurança que envolvem a integridade física e moral das crianças atendidas na Casa Abrigo. Esse é o principal motivo pelo qual a inauguração do local ser restrito às autoridades ligadas diretamente com o serviço. Além da Casa Abrigo II, o município conta com a Casa Abrigo para crianças de 6 a 12 anos, em um imóvel próprio do município, e uma Casa Abrigo para adolescentes, que atualmente está em sede alugada, mas a Prefeitura já executa reformas em um imóvel próprio para melhor atender os jovens com previsão de mudança para este imóvel no primeiro semestre de 2016. 

 

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px