Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Associação dos Ostomizados vai ganhar sede própria

A Associação dos Ostomizados de Toledo vai receber uma sede própria. Localizada na rua Primeiro de Maio, 380, na Vila Pioneiro, a sede própria será entregue nesta quarta-feira(11), em cerimônia marcada para as 14h. A prefeitura de Toledo investiu cerca de R$ 140 mil na reforma e ampliação do antigo centro comunitário da Vila Operária, além da compra de equipamentos e instalação de ar condicionado para deixar a estrutura de acordo com a necessidade dos integrantes da entidade.

08/05/2011 - 09:47


Os recursos foram investidos na adaptação dos banheiros, substituição de forro e piso, readequação de salas para consultório médico e atendimento psicológico, sala de curativo, auditório para reuniões, com capacidade para 150 pessoas, reboco e pintura interna e externa.
“As instalações ficaram excelentes, precisávamos de um espaço como este para as nossas reuniões, atendimentos e para a entrega das bolsas para os usuários”, comenta José Valmir Lang, que há 12 anos preside a Associação dos Ostomizados de Toledo. Para ele, o espaço próprio é muito importante. “O paciente vem para a associação com dificuldades de aceitação, com as conseqüências de tratamentos como quimioterapia e radioterapia, com a sua auto-estima em baixa, com dificuldades na alimentação, sem saber bem o que fazer. Ter um espaço adequado para acolhê-los e orientá-los é tudo”, afirma ele. A partir de agora vamos contar com um espaço adequado para reuniões e treinamentos, além do fornecimento da bolsa para os ostomizados, antes feita no Consórcio Intermunicipal de Saúde (Ciscopar).
A associação realiza reuniões mensais, sempre na segunda quarta-feira do mês, orientando os participantes sobre alimentação, recuperação da auto-estima, cuidados com a bolsa, entre outras questões, buscando uma melhor qualidade de vida para aqueles que necessitam utilizar este recurso para continuar vivendo.
Em Toledo, 78 pessoas estão cadastradas. A entidade atende também pacientes de outros municípios, chegando a um total de cerca de 300 participantes. Com a transferência para o local da entrega das bolsas, o atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, em meio período, possibilitando assim a retirada do material no local e um contato maior com os pacientes. Este contato com a associação, segundo o presidente da entidade, é muito importante para o paciente, buscando motivação através de orientações e troca de experiências com outros usuários.
O problema, explica ele, não escolhe pessoas ou idade. São crianças, jovens, idosos, obrigando o uso da bolsa de ostomia por um período temporário ou permanentemente, dependendo de cada caso.
O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, destacou a importância do trabalho realizado pela entidade e a preocupação do município em proporcionar a estes pacientes melhor qualidade de vida. “São pessoas que na maioria das vezes estão fragilizadas e precisam de um local próprio e adequado para atendimento. A preocupação da administração municipal foi oferecer estas condições para que os pacientes tenham maior qualidade de vida”, disse ele.
Schiavinato acrescentou ainda que com estrutura própria a entidade poderá organizar melhor a sua estrutura, oferecendo apoio e orientações aos pacientes. O local também será estruturado para atendimento médico e de curativos, facilitando assim o atendimento dos usuários de bolsas de ostomia.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29