O Conselho do Jovem Empreendedor de Toledo (Cojem) encerrou nesta semana, as atividades 2015. Na terça-feira (15) os jovens empreendedores realizaram a última reunião ordinária do ano, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Na ocasião, o conselheiro, Carlos Tomasini, vencedor do Prêmio Toledo Destaque Empreendedor 2015, apresentou o case da empresa Tecsmart Sistemas.
Para o presidente do Conselho, Paulo Duarte, o ano foi produtivo. “Realizamos todas as ações que nos propomos. O Conselho continua forte e este ano tivemos alguns pontos diferentes, como a capacitação específica para o Cojem, na área de negociação, gestão e tomada de decisão, que possibilitou a implantação de uma série de metodologias nas empresas dos Conselheiros”, explicou.
O presidente do Cojem também destacou o papel importante dos parceiros. “Gostaria de agradecer ao Sicredi Oeste, PUC-PR, Sebrae, aos Diretores e Colaboradores da Acit e a toda sociedade que reconhece o Conselho do Jovem Empreendedor como uma ferramenta de desenvolvimento de jovens lideranças em nosso município”.
Segundo Paulo Duarte, a expectativa para 2016 é melhorar ainda mais. “Esperamos colher os resultados de tudo que semeamos esse ano, como o próprio site do Cojem, que deve ser lançado no próximo ano. Está será uma ferramenta para fortalecer ainda mais a identidade do Cojem”.
Case de Conselheiro: Tecsmart Sistemas
O conselheiro, sócio proprietário da Tecsmart Sistemas, Carlos Tomasini, foi o vencedor do Prêmio Toledo Destaque Empreendedor 2015. A segunda edição do prêmio, promovido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem por objetivo reconhecer os micro e pequenos empreendedores, que aplicam em suas empresas as melhores práticas de gestão.
Segundo Tomasini, o reconhecimento é um incentivo. “Fui muito bom poder apresentar um pouco mais sobre a empresa na reunião de encerramento do ano. Essa conquista foi importante para demonstrar a força do Conselho, de que as pessoas que estão aqui podem fazer a diferença, porque não são empresários apenas por indicação, mas por competência”.
O vencedor do Prêmio Toledo Destaque Empreendedor, destacou a relevância da participação no Conselho. “Vou iniciar o terceiro ano no Cojem e neste período melhorei minha rede de relacionamento, a profissionalização da empresa e principalmente a visão de ser empresário não só pelo retorno financeiro, mas pelo associativismo em Toledo”, finalizou ele.
Cojem
O Conselho do Jovem Empreendedor de Toledo (COJEM) conta atualmente com mais de 35 conselheiros. É vinculado à Acit e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP). Com foco na responsabilidade social e ambiental e capacitação empresarial realiza diversas ações, sendo responsável pela organização do Prêmio Toledo Destaque Empresarial e Prêmio Destaque Empreendedor, também Cursos in conpany em Gestão e Estratégias Empresariais, realiza Visita Técnicas, Cases de Conselheiro, Empresário em Foco e ações voltadas ao desenvolvimento de jovens lideranças na sociedade.