O objetivo do produto é apresentar as festas gastronômicas e demais agendas das comunidades, além de demonstrar as potencialidades e pontos turísticos do município. Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, José Augusto de Souza, o Calendário de Eventos promove uma divulgação das atividades realizadas pelas comunidades. “Temos muitas ações. São diversas atividades e festas, tanto na sede quanto no interior do município”. A intenção com a distribuição do Calendário de Eventos é disponibilizar uma ferramenta para atração de negócios e desenvolvimento das comunidades.
Outro ponto destacado pelo secretário é a entrega do material antes do primeiro evento. “Em anos anteriores tínhamos uma dificuldade em fechar a programação antes do mês de fevereiro. Este ano, por insistência da Secretaria, nós conseguimos que as comunidades nos antecipassem as suas datas e vamos entregar aos presidentes e representantes antes do início das festas”. A primeira agenda é a 20ª Festa do Milho, da comunidade de Bom Princípio no dia 24 de janeiro.
O Calendário de Eventos teve o projeto gráfico elaborado pela Secretaria de Comunicação Social e foi licitado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico. Com um novo formato, contemplando além de registros de festas, eventos, pontos turísticos e informações do município, o produto difere do apresentado em anos anteriores, oferecendo espaço para anotações. “Antes produzíamos um livro com as datas, mas era pouco funcional. Este novo modelo permite um melhor aproveitamento do material. As pessoas terão o Calendário de Eventos em mãos durante todo o ano. É uma forma de divulgarmos o nosso município”, disse José Augusto.
Ao todo foram produzidos dois mil exemplares. O investimento na confecção foi de aproximadamente R$ 20 mil. Historicamente, há mais de uma década, a Prefeitura de Toledo realiza a produção do Calendário de Eventos. “Temos uma riqueza turística, principalmente na questão dos eventos gastronômicos e de negócios, como a Expo Toledo, além de outras potencialidades. O Calendário de Eventos é uma forma de dar visibilidade ao município e atrair investimentos”, completou a coordenadora de Desenvolvimento Econômico Silvania Freese.