Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Técnico toledano de Badminton retorna de intercâmbio na China com novos conhecimentos para a modalidade

Toledo tem se tornado um celeiro da modalidade no país

04/01/2016 - 14:24


Após dois meses de capacitação na China, o técnico toledano de Badminton, Valdecir Anacleto, tem o desafio de adaptar a técnica dos melhores do mundo, a cultura brasileira do esporte. O técnico esteve entre a equipe do Brasil convocada pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) para um intercâmbio no país asiático. O objetivo da CBBd foi analisar e qualificar os profissionais para a possível formação de uma equipe que possa competir pelo Brasil em 2020, 2024 e 2028.

Anacleto, que já foi convocado duas vezes como técnico da seleção, foi selecionado conforme os critérios técnicos que observaram, por exemplo, os resultados em campeonatos pan-americanos, sulamericanos e circuito nacional. Segundo o toledano, a experiência foi muito importante. “Durante esses dois meses pude analisar a forma de treinamento deles, o respeito com relação a idade, a estrutura que eles dispõem para a modalidade e a paixão pelo Badminton, que explica porque são os melhores do mundo. A disciplina e o respeito são notáveis, e apesar da China ser conhecida pela tecnologia, você não vê um atleta em quadra com celular, só o material de treino”, relembrou.

Agora, o técnico toledano tem o desafio de repassar o conhecimento para o projeto da Ação Social que desenvolve a modalidade em Toledo, por meio do Team Ação Social AABT Toledo Badminton. “Não tem como implantar a mesma metodologia, mas com certeza auxiliará a criar uma cara para a modalidade no Brasil. Vamos trabalhar para adaptar esse conhecimento ao nosso estilo de jogo”. Os quatro técnicos brasileiros que foram para o intercâmbio tem o compromisso de transmitir o conhecimento para todos os estados brasileiros.

O técnico lembrou ainda, que Toledo tem se tornado um celeiro da modalidade no país. “Nosso foco no município é formar cidadãos e fazemos isso por meio do Badminton. Com o trabalho de base que desenvolvemos conseguimos destacar alguns atletas. Esse foi um ano de resultados muito positivos e vamos continuar trabalhando firme para garantir mais resultados e transformação social”, finalizou.

Intercâmbio 

O intercâmbio foi possível a partir de um acordo de cooperação entre Brasil e China, assinado em 19 de maio deste ano pelo ministro do Esporte, George Hilton e pelo ministro do Comércio chinês, Gao Hucheng. Está foi a primeira vez que a CBBd participa de uma cooperação entre os países. Ao todo, foram convocados pela CBBd 16 atletas e 4 técnicos.

 

TEAM AÇÃO SOCIAL AABT TOLEDO BADMINTON

O projeto de Badminton da Ação Social São Vicente de Paulo, dirigido pela Irmã Luiza Menin, não tem fins lucrativos e desenvolve a modalidade em Toledo com o objetivo de manter crianças e jovens afastados da rua. O trabalho origina o Team Ação Social AABT Toledo Badminton, que já trouxe para o município diversos títulos em competições a nível estadual, nacional e internacional. Para garantir a continuidade dos trabalhos, o projeto conta com o apoio dos patrocinadores: Unopar, Sportland Toledo, Rede Farmácia Nossa Farma, FM Pneus e Empol Embalagens. Dos parceiros: Academia Aer Sadia, Secretaria de Esporte e Lazer de Toledo (SMEL), Aureum pilates e fisioterapia esportiva. Além do apoio com bolsas, das escolas de idiomas: Rockefeller, Yázigi, Planeta Idiomas, Polys Idiomas, CNA, Speak, Update e Wizard.

 
C%c3%b3pia de web banner 1144x250px