Dar a destinação correta aos resíduos volumosos. Com este objetivo a Prefeitura de Toledo, por meio de um trabalho conjunto de diversas secretarias municipais, realiza, no próximo sábado (09) das 8h às 12h, a primeira edição do Ecoponto Itinerante de 2016. A ação acontece no Centro Comunitário do Bairro Tancredo Neves e a população poderá entregar no local geladeiras, fogões, móveis velhos e demais objetos que acumulam água, mantendo os quintais limpos e evitando a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypt, transmissor de doenças como a Febre Chikungunya, Dengue e Zika Vírus.
Os Ecopontos Itinerantes já aconteceram nos Jardins Pancera, Gisela, América, Coopagro, La Salle, Porto Alegre e Panorama, nas Vilas Industrial, Paulista e Pioneiro e no distrito de Novo Sarandi. Além de prevenir doenças, o trabalho evita o descarte ilegal de resíduos. Por isso o secretário de Meio Ambiente, Edemar Rockenbach, pediu que a população participe. “A entrega de resíduos no Ecoponto evita a poluição das sangas e outros espaços, como os passeios públicos. Desta vez acontece no Tancredo Neves, mas os moradores de outras localidades, caso queiram, podem levar seus materiais até o local”. Edemar ainda acrescentou que jogar estes materiais em locais inadequados pode render as punições previstas em lei. “É um crime ambiental e gera penalidades”, comentou.
Com este tipo de ação, envolvendo a Prefeitura e as comunidades, se promove o desenvolvimento sustentável. “O poder público vem oferecendo a possibilidade da sociedade dar o destino correto ao seu lixo. A responsabilidade, neste caso, é da Prefeitura e dos cidadãos”, afirmou o prefeito Beto Lunitti, lembrando que o Governo Municipal oferece a estrutura e a população se compromete com a limpeza do seu quintal.
O Ecoponto ainda contribui significativamente para a diminuição na infestação do Aedes aegypti. O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) apontou números acima do esperado em Toledo. O resultado geral acusou uma infestação de 1,9%, caracterizando risco médio para epidemias. “Com o mutirão de limpeza temos a oportunidade de facilitar a limpeza dos terrenos e consequentemente diminuir os criadouros, consequentemente cai o risco de contrair as doenças transmitidas pelo mosquito”, afirmou o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira.
Mutirão de limpeza
Durante a realização do Ecoponto Itinerante os servidores municipais realizam um mutirão para limpeza na Associação de Moradores que recebe a ação. “É uma forma de nós mostrarmos que o poder público faz sua parte. O Centro Comunitário é a ‘casa’ de todos na comunidade, é um marco, um exemplo de que precisamos manter nosso quintal limpo”, comentou o prefeito Beto Lunitti.
Para o ano, mais atividades estão programadas e a Secretaria de Comunicação Social irá divulgar as datas e bairros atendidos através das rádios e som de rua no bairro na semana que antecede a ação. Também estarão disponíveis informações no site – www.toledo.pr.gov.br – e na página Toledo Paraná –www.facebook.com/OficialToledo
Resíduos de poda e capina
O responsável pelo Aterro Sanitário, Flávio Scherer, disse também que outros materiais já têm destinações específicas, como os resíduos de poda e capina. “Estes materiais podem ser encaminhados diretamente ao Aterro pelo cidadão. Temos uma célula destinada a este tipo de resíduo e não gera custo para quem produz”. Nesta categoria se enquadra galhos de árvores e poda de grama e outros arbustos, desde que não possuam outros materiais que não sejam desta natureza.
Fonte: Secom