Ainda na vida pública, atuou como diretor Administrativo da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) (1997 e 2007). Na Prefeitura foi ouvidor geral (2005) e assessor geral (2007). Em 2014 recebeu o título de cidadão honorário do município.
O velório será realizado na Câmara Municipal em horário ainda a ser definido.
Dedicação à vida pública
Hermínio de Conto, 73 anos, nasceu em Concórdia, Santa Catarina, em 12 de janeiro de 1942. Filho de Luiz de Conto e Olga Fopa de Conto, casou-se com Maristela de Conto, tendo como filhos Lizângela de Conto, Stella Cynthia de Conto e Giancarlo de Conto.
Em janeiro de 1963 formou-se em Mecânica Eletricista pelo Senai de Santa Catarina. Em junho de 1965 ingressou no quadro de funcionários do Banco do Estado do Paraná S/A (Banestado), agência de Toledo, como escriturário, alcançando, após 10 (dez) anos de serviço, o posto de Chefe da Carteira Agrícola. Neste período teve o maior número de liberação financeira e cadastro de agricultores do oeste do Paraná, onde se fomentou recursos para destoca de terras, microbacias, calcário para lavouras, chiqueiros e aviários, entre outros.
Em 15 de novembro de 1976 ao cargo de vereador da Câmara Municipal de Toledo na VII Legislatura, obtendo 883 votos pela ARENA (Aliança Renovadora Nacional), partido à época. Foi reeleito em 15 de Novembro de 1982 à Vereador da Câmara Municipal da VIII Legislatura, obtendo 775 votos pelo Partido Democrático Socialista (PDS).
Em 04 de março de 1981, Hermínio de Conto foi eleito presidente da Mesa Executiva para o biênio1981-1982. Durante o mandato de vereador e presidente da Casa de Leis, produziu inúmeras indicações, requerimentos e projetos de Lei de sua autoria, coautoria e por bancada partidária.
Participou ativamente em grandes projetos, sendo os de maior relevância a construção da nova Câmara Municipal de Toledo, nomeada Edifício Vereador Guerino Antônio Vicari; a construção do Auditório e Plenário Edílio Ferreira em 1986; a Criação do Distrito de Novo Sobradinho; e a criação do estabelecimento de Ensino Superior – UNIOESTE, Campus de Toledo em 1980, recebendo, inclusive, em 08 de Dezembro de 2000, o Diploma de Fundador Benemérito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, através do diretor geral do Campus Moacir Piffer.
Após esse período de grandes realizações no Poder Legislativo, iniciou outra grande atuação no Poder Executivo do município de Toledo, exercendo as funções de diretor Administrativo da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) em 1997; ouvidor geral do Município de Toledo em 2005; assessor geral em 2007; e novamente diretor administrativo da Emdur em 2007.