Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Dia D contra o mosquito Aedes Aegypt teve com ação em Toledo

O município de Toledo segue em combate ao mosquito Aedes aegypti. No último sábado (09), “Dia D” estadual para as mobilizações, a equipe de Controle e Combate às Endemias esteve atuando na primeira edição do Ecoponto Itinerante de 2016, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente. Foram recolhidas 40 toneladas de entulhos na ação, e entre eles, diversos materiais que acumulavam água e serviam de criadouro do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.

11/01/2016 - 17:03


Segundo o supervisor técnico do Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, a ação teve um resultado positivo, principalmente pelo grande volume de material recolhido. “São muitos os materiais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito. Tivemos uma recolha bastante expressiva, inclusive de materiais eletrônicos que foram encaminhados para a destinação correta”.

O “Dia D” contemplava ainda, ações educativas que seriam realizadas na Praça Willy Barth e visitas às residências no Bairro Tancredo Neves, mas que devido à chuva não puderam ser realizadas. “As ações educativas que não aconteceram no sábado serão realizadas nesta quarta-feira (13), no Centro, durante a Feira do Produtor”.

Além disso, a equipe do Controle e Combate às Endemias também estará presente do segundo Ecoponto Itinerante, que acontecerá no Jardim Concórdia, no próximo sábado (16). “Além da recolha dos materiais as equipes visitarão as casas do bairro, entregando um panfleto cheklist de ações e cuidados a serem tomados e verificando se há focos e criadouros”, afirmou Taylon.

LIRAa 2016

Está previsto para iniciar nesta terça-feira (12), na programação da Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias, o primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016. Os agentes de combate às endemias farão o trabalho até sexta-feira (15) de forma amostral, sendo que aproximadamente 1.800 imóveis serão visitados. Caso chova nesse período, o Levantamento é adiado.

Conforme informou o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, no LIRAa, uma em cada cinco casas é visitada e com o levantamento é possível definir ações. “Depois do levantamento e conforme o resultado, observamos quais os bairros com maiores índices para que possamos realizar as ações pontuais”, destacou.

O último levantamento de 2015 apontou números acima do esperado pelo órgão, com infestação de 1,9%, caracterizando risco médio para epidemias de dengue. “O aumento da temperatura e a maior incidência de chuvas resulta em ambientes favoráveis para a proliferação do mosquito. Por isso é importante, mais do que nunca, que as pessoas cuidem de suas casas, quintais e lotes, para evitar os possíveis focos”, afirmou Taylon. 

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px