Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

AMBIENTE

Próxima edição do Ecoponto Itinerante acontece no Jardim Concórdia

 Ecoponto Itinerante a população pode entregar geladeiras, fogões, móveis velhos e demais objetos que acumulam água

12/01/2016 - 14:04


Mais de 40 toneladas de resíduos volumosos e materiais inservíveis foram recolhidas no primeiro Ecoponto Itinerante de 2016, realizado no Bairro Tancredo Neves, no sábado (09). O sucesso da ação, mesmo com a chuva, já motivou mais uma edição, desta vez no Jardim Concórdia, no próximo sábado (16). A escolha se deu pelo elevado índice de infestação apontado no último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). A região teve a presença do mosquito em 4,65% dos imóveis visitados. As entregas poderão ser feitas a partir das 8h e se estendem até às 12h.

No Ecoponto Itinerante a população pode entregar geladeiras, fogões, móveis velhos e demais objetos que acumulam água, mantendo os quintais limpos e evitando a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypt, transmissor de doenças como a Febre Chikungunya, Dengue e Zika Vírus. “São materiais que geralmente estão nos quintais, causando problemas e a Prefeitura vem com o intuito de contribuir para a destinação correta destes resíduos”, disse o secretário do Meio Ambiente Edemar Rockenbach. Outro dado que chamou a atenção foi a grande quantidade de materiais eletroeletrônicos entregues. Aproximadamente três toneladas foram encaminhadas a uma empresa no município que tem o licenciamento ambiental para lidar com este tipo de inservível.

O atendimento à população durante o Ecoponto é realizado pelos servidores de diversas secretarias municipais. Durante as atividades, além do recebimento dos inservíveis, também serão realizadas intervenções como a limpeza do pátio das Associações de Moradores e Centros Comunitários que acolhem a atividade. “Nesta edição, por exemplo, foram podadas algumas árvores realizado o corte de grama, a limpeza das bocas de lobo. Tudo feito por uma equipe composta por secretários, diretores e demais servidores”, comentou Edemar.

“É uma forma de nós mostrarmos que o poder público faz sua parte. O Centro Comunitário é a ‘casa’ de todos na comunidade, é um marco, um exemplo de que precisamos manter nosso quintal limpo”, completou o prefeito Beto Lunitti.

Próxima edição

Para a próxima edição do Ecoponto Itinerante, no sábado (16), das 8h às 14h, os moradores do Jardim Concórdia e demais bairros da região já podem começar a separar seus materiais. O secretário Edemar Rockenbach pediu que as pessoas já deixem seus resíduos volumosos prontos para serem encaminhados ao local de recolhimento, na Associação de Moradores do Jardim Concórdia, na Rua Pedro Rosseto, na esquina com a Rua Henrique Bombardelli. “Independente do clima, nós estaremos lá para fazer o recolhimento”, comentou.

Fonte: Secom

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px