O trabalho em Toledo está sendo realizado pela professora Gracieli Morais, da equipe de rendimento da Sadia. “A Rafaela já treinou conosco durante todo o ano passado e a Hadassa veio agora. As duas fizeram questão de vir a Toledo para a montagem das séries, visando assegurar uma vaga no Campeonato Sul-Americano. As atletas precisam ter bons resultados nas competições nacionais para assegurar a vaga para o Sul-Americano”, informou Gracieli.
Para a professora, a vinda das duas atletas a Toledo é um reconhecimento ao trabalho que é feito no município pela equipe de rendimento da Sadia, que hoje é referência nacional e internacional na modalidade. “A gente ficou muito feliz em contar novamente com a possibilidade de treinar ginastas da Bolívia. São atletas que já contam com uma professora brasileira na Bolívia, mas que reconhece o trabalho que vem sendo feito no município e os resultados que o clube obtém”, destacou.
O trabalho com as duas ginastas em Toledo deverá estender-se até o dia 25 de janeiro, quando elas retornam ao seu país para continuar os treinamentos. Serão montadas as séries de fita, bola, arco e mãos livres de Rafaela, da categoria infantil, e de bola, arco e mãos livres de Hadassa, no primeiro ano da categoria pré-infantil. Rafaela, depois de treinar em Toledo, melhorou o seu desempenho e conquistou no ano passado o terceiro lugar no individual geral no Campeonato Sul-Americano de 2015. Hadassa faz a sua estreia na categoria pré-infantil e a expectativa também é de bom resultados neste ano. “São duas ginastas com bastante talento e um enorme potencial”, elogia Gracieli.
O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo, apoio da Unimed e com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Prati-Donaduzzi, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.