Em dezembro de 2015, o Ministério Público Federal (MPF) divulgou o Ranking Nacional dos Portais da Transparência, classificando Toledo como primeira colocação entre as cidades paranaenses com mais de 100 mil habitantes. O município ocupa a 14ª colocação geral no estado, com a média 8,2.
O prefeito Beto Lunitti reuniu nesta quinta-feira (15) uma equipe técnica formada por servidores de todas as secretarias para tratar o assunto. No encontro foram definidas ações para melhorar a gestão do Portal da Transparência do município.
Conforme o prefeito Beto Lunitti, a reunião com os servidores teve o objetivo, dentro do seu conjunto de ação, planejar e melhorar ainda mais a transparência da gestão pública municipal. “O nosso interesse é atender toda a legislação pertinente à transparência. Nosso desejo também é de fazer com que a estrutura técnica do município, através da Secretaria de Administração e do Departamento de Informática, promova a transparência de tal forma que todos os atos do governo possam estar disponíveis para a população”, destacou.
O prefeito ainda ressaltou que, dentro do conjunto daquilo que o próprio Ministério Público exige, é natural que o município busque atender todas as expectativas, fundamentais e que fazem parte do processo de gestão que o governo está dando para o município de Toledo. “Temos aqui dentro do governo uma palavra que está muito latente sob o ponto de vista daquilo que é nossa obrigação, que é ‘LIMPEE’, onde buscamos realizar todos os atos dentro da Legalidade, da Impessoalidade, da Moralidade, da Publicidade, da Eficácia e da Eficiência”, explicou Beto Lunitti.
Entre as ações a serem realizadas pela administração municipal está a reestruturação do Portal da Transparência do município, hospedado no site oficial www.toledo.pr.gov.br. O secretário interino de Administração, Rodrigo Antoniassi, destacou a maior importância do Portal. “Com o acesso à informação, as pessoas podem participar do controle da gestão pública e conseguem verificar tudo que está sendo realizado pelo governo”, afirmou.
Para acompanhar o processo, o servidor do quadro do Departamento de Informática, Wellington Zambiazzi foi definido como gestor do Portal da Transparência. Segundo ele a reestruturação depende das secretarias municipais, que fornecem as informações, e ao sistema terceirizado Equiplano, que é utilizado atualmente. “Estão sendo desenvolvidas ferramentas para facilitar o acesso à informação. O maior diferencial será a ferramenta de busca que irá filtrar as informações, criando uma forma mais organizada de visualização”, comentou.
Entre as informações contidas no Portal da Transparência do município de Toledo estão os cargos públicos, salários, orçamentos, a contabilidade, estoque, licitações e todos seus trâmites, entre outros.