O secretário de Segurança e Trânsito, Leoclides Luiz Roso Bisognin, fez a abertura dos trabalhos e ressaltou o investimento do Governo Municipal com a formação dos servidores. “Desde que assumimos percebemos que era necessário uma política treinamentos constantes para que nossos servidores se sintam valorizados e preparados para demandas diárias da profissão. Eles já tiveram a oportunidade de realizar curso de Tonfa, de Trânsito, o Sindicato dos Servidores ofereceu o curso de Taser (arma de eletrochoque) e agora oferecemos o curso de Direção Defensiva e Ofensiva”, disse Bisognin.
“Estamos caminhando para a implantação de uma guarda armada, para isso é importante que todos os servidores estejam bem treinados, sabendo o que a Guarda pode fazer e o que ela deve fazer”, completou o secretário.
O curso de Direção Defensiva e Ofensiva acontece de 18 a 21 de janeiro. Os GMs estão divididos em duas turmas com 25 integrantes cada, uma pela manhã e outra à tarde. Segundo o coronel da reserva da Polícia Militar, Douglas Sabatini Dabul, facilitador da Padrão Consultoria em Segurança, empresa responsável pela capacitação, serão ministrados conceitos de direção defensiva, patrulhamento, comboio e escolta.
“No primeiro encontro trabalhamos as questões teóricas. No segundo dia, unimos teoria e verificamos a prática dos alunos com manobras evasivas e ofensivas. No terceiro e quarto dia são atividades práticas, com manobras avançadas, desde frenagem com pista molhada e reverso, que são formas de proceder em caso de emboscadas, situações de colisão, até uma pista que será montada com exercícios treinados anteriormente”, explicou o Coronel Dabul.
O facilitador disse ainda que o objetivo do curso é que os GMs apliquem aquilo que já conhecem com as novas técnicas de condução de viatura em situação de emergência. “Ele poderá aplicar as técnicas para melhor atender a população de Toledo. Com certeza vai se deslocar com mais segurança, sem colocar em risco a sua vida ou de terceiros”, garantiu Dabul.
O diretor do Departamento de Trânsito, Fabiano Farias, acompanhou as atividades desde cedo e enfatizou os ganhos para o município. “O curso vai ser muito útil, pois a empresa responsável nos trouxe instrutores bem qualificados nessa área, já realizaram vários treinamentos para órgãos de segurança. O pessoal está bem atento e com certeza vamos tirar bastante proveito dessa capacitação”, frisou Farias.
As aulas práticas e manobras serão realizadas no Parque do Povo e poderão ser acompanhadas pela população em geral.