O município de Toledo, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico, encerrou a elaboração do projeto de reforma do Terminal Rodoviário Urbano Luiz Grando. Atualmente o projeto se encontra em orçamentação e posteriormente seguirá para o processo licitatório.
Na renovação do contrato com a concessionária do transporte coletivo, estabeleceu-se que a empresa ficou responsável por conservar, manter e administrar o terminal existente, além dos demais serviços. Conforme o secretario interino de Administração, Rodrigo Antoniassi, a empresa é contratada pelo município desde 2003 e em setembro de 2013, após sete audiências públicas, o contrato foi prorrogado por mais cinco anos.
Antoniassi destacou que no contrato consta a obrigatoriedade da empresa em investir na reforma e revitalização do terminal urbano existente e/ou implantação de novos terminais urbanos e/ou implantação, reforma e revitalização de pontos de ônibus. “Para isso a empresa realizou o repasse de R$ 500 mil ao município. Deste valor já foram investidos aproximadamente R$ 230 mil em 16 novos pontos de ônibus modernos, com acessibilidade, iluminação de led e que proporcionam muito mais segurança para aquela pessoa que usa o transporte todos os dias”.
Os custos para realização da obra de reforma estão sendo levantados para que seja possível concluir o projeto. “O município fará o aporte do restante do valor necessário, complementando o valor repassado pela empresa”, afirmou o secretário.
Manutenção do terminal
Conforme o contrato com a empresa concessionária, ela é responsável por conservar, manter e administrar o Terminal Urbano. O município é responsável por fazer o acompanhamento da execução do contrato de concessão do serviço público de transporte coletivo. “Quando há situações adversas, o fiscal Mario Hillebrand notifica a empresa e ela tem cinco dias para dar uma resposta ou tomar as providências necessárias”, comentou o secretário interino de Administração do município de Toledo, Rodrigo Antoniassi.
Conforme o secretário, o município já notificou a empresa sobre a situação dos banheiros do terminal. “Uma nova notificação foi enviada nesta quarta-feira (20), tanto sobre os banheiros quanto as demais situações. A empresa ainda não respondeu a notificação, porém na mesma data da notificação iniciou as providências e está realizando os reparos e concertos necessários”, destacou.