Foram recolhidos pneus, móveis velhos, eletrodomésticos, televisores, computadores e demais materiais inservíveis. Alguns itens propícios para reciclagem, como ferragens, e reaproveitáveis, entre eles mobílias e outros produtos passíveis de reutilização, foram separados por coletores e representantes da Organização Ecomigo.
A ação aconteceu na Associação de Moradores e a principal motivação, além da limpeza dos terrenos, é evitar a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypt, transmissor de doenças como a Febre Chikungunya, Dengue e Zika Vírus. “Foram muitas cargas de materiais que não irão mais poluir quintais, recebendo por parte do município o tratamento correto”, disse o secretário de Meio Ambiente, Edemar Rockembach, destacando que nas três primeiras edições foram aproximadamente 200 tolenadas de resíduos recolhidos.
A cada edição, segundo o prefeito Beto Lunitti, mais pessoas tem se engajado nas ações do Ecoponto Itinerante. “A população tem sido muito parceira e levado os materiais para darmos uma destinação correta. Além disso, temos os servidores municipais dando todo o suporte, catadores e recicladores e também o pessoal da organização Ecomigo”. Beto participou da atividade desde as primeiras horas da manhã até o encerramento, por volta das 16h. “Como o volume de materiais entregues pela manhã foi muito grande demorou um pouco mais para concluirmos a limpeza”, comentou.
A próxima etapa acontece na Vila Paulista, próximo ao Piá Ambiental, no dia 30 de janeiro, a partir das 8h às 12h. “As pessoas já podem ir reunindo o lixo que está em suas residências para levar até o Ecoponto Itinerante”, disse Beto Lunitti. Em caso de chuva a agenda será mantida.
Blitz Educativa
Além do Ecoponto Itinerante a população do Jardim Panorama e bairros próximos foi orientada por servidores da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) sobre as formas mais eficazes para combater o mosquito Aedes aegypt. Durante a manhã do sábado (23), guardas municipais, agentes de trânsito e de combate às endemias e representantes da Defesa Civil abordaram motoristas durante uma blitz educativa. Os condutores receberam panfletos com dicas de prevenção e puderam esclarecer dúvidas.