Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

SMEL realiza encontro com atletas para definir ações no paradesporto

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) está a cada dia fortalecendo mais suas ações em todos os setores. A comunidade paradesportiva, por exemplo, se reuniu na SMEL nesta segunda-feira (25) no 1° Encontro para Planejamento do Paradesporto Toledano.

25/01/2016 - 18:43


A reunião contou com a presença do prefeito Beto Lunitti, atletas e representantes das modalidades, além da equipe da Secretaria. Também participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS), comentando sobre os programas e benefícios que podem ser solicitados pelos atletas.

Conforme a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa, esse primeiro encontro foi importante para definir o planejamento das atividades a serem desenvolvidas no ano de 2016. “Precisamos passar a organizar juntos. O paradesporto de Toledo já é grande com algumas modalidades, mas temos como opção, pela quantidade de pessoas com deficiência no município, de ampliar bastante, principalmente a variedade de modalidades”, destacou.

Na ocasião a secretária relembrou as conquistas para o paradesporto do município, destacando o aumento das modalidades desenvolvidas. “Em 2012 eram ofertadas seis modalidades e atualmente são desenvolvidas nove. Nosso objetivo é chegar a 15 modalidades até o final do ano de 2016”. Conforme Marli, a paracanoagem será implantada, então havia a necessidade de ouvir os atletas para saber se há interesse e de que forma metodológica isso será trabalhado.

Em Toledo são desenvolvidas as modalidades de Handebol em Cadeira de Rodas (HCR), Bocha Adaptada e o Parabadminton, trabalhados pela Associação de Atletas em Cadeiras de Rodas (ATACAR), com repasse do programa Esporte Cidadão, da SMEL. Também são desenvolvidos pela Secretaria, por meio de uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA), o Xadrez, Natação e o Judô. “Também temos a iniciação do Judô para cegos e crianças com baixa visão e o atletismo para pessoas com deficiências físicas”, explicou Marli.

A coordenadora do paradesporto toledano, Sandra Schossler, afirmou que a maior dificuldade é trazer as pessoas com deficiência para a prática esportiva. “Esse encontro é um grande avanço para organizarmos as modalidades dentro do município. Assim a gente consegue estruturar, motivar os atletas que já estão envolvidos e inclusive captar novos atletas”. Segundo Sandra, o objetivo e fomentar a qualidade de vida pra as pessoas com deficiência praticando uma modalidade esportiva e a partir disso, conforme for se destacando, ir para a parte competitiva.

Sandra ainda afirmou que todos os programas da SMEL também são oferecidos aos paratletas. “Eles podem participar de todos os programas da SMEL, assim como qualquer outro atleta. Eles terão acesso à academia, clínica de fisioterapia, Passe Atleta, Atleta na Universidade, entre outros”, comentou.

Na avaliação da atleta e presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Vanderleia Gimenes, essa atenção a pessoa com deficiência física é muito importante. “Isso traz a pessoa de dentro de casa, onde está deprimida, para realizar uma atividade, então esse estímulo ajuda muito. Com a inclusão de novas modalidades vai chamar mais atenção ainda, pois são mais opções para que a pessoa com deficiência encontre qual é a melhor pra ela fazer”, afirmou.

O perfeito Beto Lunitti destacou a referência que o município de Toledo é no paradesporto, parabenizou a SMEL pela ação e destacou a importância da participação dos atletas na decisão das ações implantadas. “Isso é importante, pois a prática esportiva representa mais que saúde. Também representa inclusão social e representatividade. Temos orgulho de contar com uma equipe como a da SMEL que atua com essa visão e temos orgulho dos atletas que representam o município e já trouxeram muitas conquistas para Toledo”. 

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px