Quem gosta de jogos digitais terá a oportunidade de exercitar os seus conhecimentos e fazer novas descobertas. Neste final de semana, de sexta a domingo, 29 a 31 de janeiro, a Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Toledo, vai organizar um grupo para participar do Global Games Jam, evento internacional de jogos digitais. “Será uma maratona de jogos. Durante 48 horas, os interessados no tema vão tentar criar novos jogos digitais que serão postados na internet”, explica o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sérgio Ricardo Ferrazoli. Os participantes, que até terça-feira, 26, somavam 40 inscritos, entram na sexta-feira, 29, às 18h, e encerram a participação no domingo à tarde. “Eles terão até as 15h para postar os jogos na internet”, informa Sérgio.
Para participar é necessário inscrever-se no site da universidade (unipar.br) e é aberto a pessoas de todas as idades, independente de ter ou não conhecimento na área de produção de jogos digitais. A taxa de inscrição é de R$ 15,00. “É um campo bem amplo, que pode ser aproveitado, tanto por pessoas que atuam na área de programação digital, como em outras áreas, como desenho, produção de cenários entre outros”, diz Sérgio. Podem participar pessoas de todas as idades e escolaridade, bastando apensas ter interesse no assunto.
As atividades serão concentradas no laboratório do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, inclusive à noite. Até terça-feira, 40 pessoas já estavam inscritas para o Global Games Jam, incluindo atuais e ex-alunos da Unipar, além de estudantes de ensino médio.
Para preparar os participantes, a Unipar está oferecendo um curso de introdução ao desenvolvimento de jogos digitais, que começou nesta terça-feira, 26, e vai até quinta-feira, 28, das 19h10min às 22h40min, no laboratório de informática, no campus 1 da universidade. Para o curso a participação também surpreendeu. Ao todo, 60 alunos estavam inscritos. “Tanto para a maratona quanto para o curso tivemos um número muito bom de participantes, principalmente considerando que muitos estão viajando, em férias, e o calendário escolar da rede estadual, por conta da greve no começo do ano”, avaliou o professor.
“É um sistema interessante, que desafia os estudantes a produzir algo diferente e também abre novas possibilidades de mercado”, avaliou o coordenador do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Segundo ele, atividades como estas despertam o interesse do aluno e mostram outras possibilidades existentes no mercado de trabalho na área de programação em informática. “É uma atividade muito bacana. Muitos gostam de jogar, mas não tem noção de como os games são desenvolvidos. Esta atividade permite conhecer o que é feito e interagir com outras pessoas que estão interligadas, igualmente fazendo a mesma atividade”.
Esta é a primeira vez que Toledo participa do evento, através da Universidade Paranaense.