Temas regionais tentarão ser colocados no debate, especialmente nas áreas temáticas do evento, que deve reunir cerca de quatro mil prefeitos de todo o Brasil. O Oeste surge com uma série de pleitos, como investimentos federais na recuperação, conservação e duplicação de rodovias, investimentos nos ramais da Ferroeste que ligam Cascavel a Foz do Iguaçu e a Guaíra, normatização de regras para consulta popular que prevê a criação de novos municípios, construção do Aeroporto Regional , ampliação do número de leitos hospitalares dedicados a pacientes do SUS e outros temas.
No aspecto macro, o evento vai debater, em especial, a necessidade de aprovação da emenda 29, que estabelece mudanças no pacto federativo quanto à responsabilidade nos investimentos à saúde, e ainda a questão da partilha de recursos provenientes de royalties do petróleo. A CNM (Confederação Nacional dos Municípios) também demonstra contrariedade com a solução dada pelo governo federal para os restos a pagar de convênios com municípios entre 2007 e 2009.
“O evento tem importância histórica, pois se trata do primeiro grande encontro com a presidente Dilma, que idealizou o PAC, programa que precisa da parceria dos municípios”, adverte Junior. “È um divisor de águas porque acreditamos que temas relevantes tomarão conta da pauta, especialmente o processo de definhamento progressivo pelo qual passa as finanças públicas das prefeituras, especialmente as de pequeno e médio portes”, destaca o prefeito em exercício de Cascavel, Jadir de Mattos.
POLÍTICA
Para prefeitos, 14ª Marcha será histórica
Os chefes do Poder Executivo que participam de hoje a quinta-feira da 14ª Marcha de Prefeitos a Brasília terão a oportunidade de expor suas reivindicações diretamente à presidente Dilma Rousseff (PT), que estará presente na solenidade de abertura do evento. Da região Oeste, cerca de 40 prefeitos e prefeitas participam da marcha, sob o comando de prefeito de Jesuítas e presidente da Amop, Junior Weiller.
Mais lidas
- 1Mulheres representam 60% das inscrições no Enem 2025
- 261 socos: caso no RN retrata escalada da violência contra mulheres
- 3Professor de Direito da FAG lança livro sobre democracia, populismo e liberdade política
- 4Agosto Dourado: doação de leite materno é essencial para os bebês prematuros internados na Hoesp
- 5Toledo recebe “A alma canta” com Monsenhor Marcos Pavan nesta sexta-feira (1º)
Últimas notícias
- 1Unioeste lança agente de inteligência artificial para auxiliar pequenos agricultores no pós-colheita
- 2Programação do 1º Festival da Música Brasileira de Toledo começa amanhã (6)
- 3Toledo fecha 1º semestre de 2025 na liderança estadual na geração de empregos
- 4Inscrições para cursos no CEU das Artes e no Ondy Niederauer estão abertas
- 5JEPS E-sports promovem desenvolvimento e interação para os participantes