As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família no município de Toledo devem manter o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Semestralmente as crianças menores de 07 anos e mulheres de 14 a 44 são devem realizar o acompanhamento médico para manter o benefício. Os cadastrados no Bolsa Família podem perder o benefício caso não realizem a atualização dos dados.
A consulta não requer agendamento, apenas o comparecimento até a UBS mais próxima, levando documentos pessoais e a carteira de vacinação. “Na ocasião será realizada uma avaliação da condição de saúde dos membros da família, analisada a caderneta de vacinação das crianças, além de peso e altura, e para as gestantes é feito o acompanhamento de pré-natal, entre outros”, explicou o coordenador do Programa Bolsa Família junto à Secretária de Saúde Alexandre Hackennhaar.
Segundo ele, objetivo do Programa é fazer a quebra do ciclo de pobreza das famílias cadastradas e cuidar da saúde é a garantia de que o objetivo pode ser alcançado. O município tem 1.707 famílias cadastradas no Bolsa Família sendo que destas 1565 fazem parte do perfil de acompanhamento médico. As famílias que não comparecerem ao menos uma vez a cada seis meses à UBS terá o benefício bloqueado.