Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

UBS da Vila Pioneiro registra mais de 14 mil consultas ambulatoriais no primeiro ano de atuação

O local atende das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira

02/02/2016 - 19:51


Uma demanda de 14.581 atendimentos foram realizados no primeiro ano de funcionamento da Unidade Básica de Saúde Doutor Jorge Nunes, a UBS da Vila Pioneiro. Desde a mudança em 2015, o equipamento de saúde levou para o bairro consultas clínicas e agendamento das consultas de especialidades, pediatria, ginecologia, enfermagem e odontologia, além de procedimentos como curativo, inalação, administração de medicamentos e os programas de atenção a saúde da mulher, saúde da criança, saúde do homem, atenção à gestante, idosos entre outros.

Aproximadamente 22 mil habitantes fazem parte da região atendida pela Unidade Básica da Vila Pioneiro. Conforme comentou a secretária de Saúde, Denise Campos, anteriormente a região não possuía esse tipo de atendimento voltado à parte de promoção e prevenção e também da condição aguda que às vezes se encontra a população.  

"Era um atendimento que não acontecia ou estava acumulado na Unidade Básica do Jardim Maracanã, que também tem sua demanda própria de cerca de 12 mil pessoas. O que temos hoje é uma população que não apresenta reclamações dentro da UBS e não há uma demanda represada. Ainda temos muito a fazer em relação a planejamento, estratégias e conhecimento de necessidades epidemiológicas daquela área, mas isso tudo está em andamento”, comentou Denise. Os atendimentos acontecem de segunda à sexta, das 7h às 13h com uma equipe, e das 13h às 19h com outra equipe, com agendamentos e com demanda espontânea.

Denise afirmou que o cadastro das famílias está sendo realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), corroborando com o planejamento da administração municipal em vincular a população à Atenção Básica. “Precisamos que a população conheça e seja conhecida, esteja territorializada, e que haja o acesso aos domicílios, visitas e vistorias, ofertando à população um modelo assistencial que foque nas condições agudas, nas condições crônicas e principalmente nas famílias e não apenas como uma unidade de atendimento de urgência e emergência”, afirmou Denise lembrando que agora a referência para o pronto atendimento no município é na UPA da Vila Becker.

No planejamento da Secretaria de Saúde ainda conta a implantação de uma unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) acoplada ao atendimento de demanda espontânea na UBS. “O modelo de assistência em saúde que o município está implantando é focado nessa linha, que atende os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na família e seu monitoramento, na prevenção de doenças e promoção à saúde.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px