Três novos cultivares de soja foram lançados na Embrapa onde esteve presente o Diretor Presidente da Fundação Meridional, Luis Meneghel Neto, o Presidente do Iapar e do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa, Florindo Dalberto, representando o Diretor Presidente da Coopavel Dilvo Grolli, o Coordenador Geral do Show Rural Coopavel, Rogerio Rizzardi, o Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek e Representando a presidência da Embrapa, o Chefe Geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias.
Luis Meneghel Neto iniciou a cerimonia enfatizando que são mais de 10 anos de pesquisa para chegar nos novos cultivares lançados e parabenizou os pesquisadores, a Embrapa e os agricultores por fazer o agronegócio da forma que tem sido feito.
Em sequência, o Presidente da Iapar, falou que o ambiente do Show Rural Coopavel é propício para lançamentos de novidades tecnológicas pois é um local onde o foco é o compartilhamento da informação. “É nesse ambiente que a gente gosta de estar” disse. Ressaltou que a Iapar promove pesquisa em cima de processos, que embora não se tenha a tecnologia materializada, como a semente ou alguma máquina agrícola, é também de extrema importância e tem contribuído para o aumento da produtividade, e assim, entra em sinergia com a Embrapa.
Rogerio Rizzardi relembrou a todos a mais de 28 anos atrás a velocidade para repassar informações de novas tecnologias para o produtor era lenta. Com o intuito buscar uma forma de aproximar mais o produtor das novidades que nasceu a primeira edição do evento e que aos poucos foi crescendo, “evoluiu até chegar onde chegamos hoje, graças a um trabalho que a Embrapa foi parceira desde o começo, a Iapar e assim como todas as outras empresas” enfatizou ele.
Jorge Samek, comentou sobre os avanços tecnológicos de uma maneira geral e destacou que daqui dez anos ele acredita que metade dos produtores que visitarão a feira estarão utilizando combustivos produzidos na própria propriedade.
Encerrando a solenidade, José Renato Bouças Farias, explanou sobre as três novas cultivares de soja, o BRS 388RR que possui como destaque um alto potencial produtivo e excelente estabilidade em diferentes épocas de semeadura e ambientes de produção, o BRS 399RR, que apresenta resistência a diversos nematoides e em razão da sua precocidade, favorece a semeadura da 2° safra de milho e a BRS 1010IPRO, com um excelente potencial produtivo, inclusive em áreas com a presença do nematoide Meloidogyne javanica e possui melhor desempenho em ambientes mais favoráveis quanto à época de semeadura e fertilidade do solo.