Neste sábado (06), a Prefeitura de Toledo promove a sexta edição do Ecoponto Itinerante. Desta vez a ação acontece no Centro das Artes e Esportes Unificados, o CEU das Artes, no Jardim Santa Clara IV, das 8h às 12h. Na última edição, realizada na Vila Paulista, foram recolhidas aproximadamente 120 toneladas de resíduos volumosos e materiais inservíveis, que acumulam água e podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypt.
O objetivo do Ecoponto Itinerante é conscientizar a comunidade toledana sobre a importância de manter limpo o quintal. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Edemar Rockenbach, além de auxiliar no recolhimento dos resíduos, atualmente a ação é considerada a principal ferramenta de apoio para a população diminuir os criadouros do mosquito Aedes aegypti. “A orientação é manter todo o resíduo acondicionado de forma a não acumular água até a ação no fim de semana,” explicou.
Com a chegada dos meses de fevereiro e março a preocupação aumenta, já que nesse período há uma maior concentração de chuva e calor. “Estas são as condições ideais para o mosquito se desenvolver”, afirmou o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira. A preocupação com as doenças transmitidas pelo mosquito – Dengue, Chicungunya e Zika Vírus – só podem ser evitadas a partir da conscientização das pessoas. “É necessária a colaboração de toda a população, com dez minutos semanais nós podemos manter nossas casas livres do Aedes aegypti , reiterou.
No Ecoponto são aceitos geladeiras, fogões, móveis velhos e demais objetos que acumulam água e produtos inservíveis. Apenas lâmpadas e resíduos de construção não podem ser entregues nestas ações.
Edições anteriores
Esta será a sexta edição do Ecoponto Itinerante em 2016. A ação já passou pelos bairros Tancredo Neves, com 40 toneladas de resíduos recolhidos; Jardim Concórdia, com 70 toneladas; Jardim Panorama II, aproximadamente 90 toneladas; e Vila Paulista com 120 toneladas.