Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

14 mil alunos iniciaram as atividades do ano letivo nesta quinta-feira

Os 356 alunos do Pré I ao 5º Ano da Olivo Beal foram recepcionados pela diretora da escola Roni Martinelle

11/02/2016 - 21:58


As 36 escolas municipais de Toledo acolheram, nesta quinta-feira (11), os 14 mil alunos matriculados para o ano letivo 2016. Neste ano, onze novas turmas foram abertas, sendo oito para educação infantil (Pré I e Pré II). Para marcar o reinício das atividades com as crianças, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) realizou uma cerimônia na Escola Municipal Olivo Beal, no Jardim César Parque. Participaram do ato pais, professores, equipe da SMED e demais autoridades, entre elas o prefeito Beto Lunitti. À tarde a equipe pedagógica da SMED visitou escolas do interior do município.

Os 356 alunos do Pré I ao 5º Ano da Olivo Beal foram recepcionados pela diretora da escola Roni Martinelle. As boas vindas também se estenderam aos pais. “Todos são bem vindos. Iniciamos mais um ano de trabalho e este de forma diferente, com a nossa escola sendo escolhida para o ato simbólico de acolhida dos milhares de alunos da rede municipal de Toledo”. Roni destacou que durante o período de preparação para o retorno das atividades toda a equipe se envolveu para criar um ambiente propício para o ensino. A diretora ainda lembrou os diversos investimentos que o poder público realizou na unidade escolar. “Tivemos a climatização, a troca de pisos, a construção do estacionamento para os veículos dos servidores, entre outras melhorias. Agora, em fase de planejamento, está a pintura externa, que vai deixar este local ainda mais bonito e agradável”, frisou.

A destinação de recursos para melhorar a infraestrutura da escola, vários deles realizados a partir das deliberações do Orçamento Participativo (OP), foram lembrados pela secretária de Educação, Tania Elisete De Grandi. Segundo ela, o envolvimento da comunidade escolar faz toda a diferença no processo pedagógico. “Pais e professores fazem a diferença. Acreditamos na educação, por isso escolhemos o desafio de ensinar. Soma-se a este empenho de toda a equipe pedagógica o apoio dos pais, vindo à escola, auxiliando nas atividades que vão além do planejamento curricular e teremos uma escola viva e transformadora”.

Tania ainda parabenizou a equipe da Escola por se dedicarem ao seu espaço de forma integral, fazendo referência ao trabalho de pintura interna das salas. “A Prefeitura vai realizar as intervenções externas. Vocês colocaram a mão na massa, em forma de mutirão, demonstrando o compromisso com a escola, com os alunos. Isso emociona e nos faz acreditar ainda mais no poder da educação”, disse.

Este exemplo foi ratificado pelo prefeito Beto Lunitti. “Emociona ver uma comunidade como esta. Uma diretora motivada transmitindo essa positividade a sua equipe”. Ações deste tipo, segundo o gestor municipal, reforçam a opção do governo pelo ser humano através das políticas voltadas à saúde, educação, assistência social e o esporte e lazer. “Governar é fazer escolhas. Optamos por investir em qualificação para os professores, em melhorias estruturais e aplicação de recursos em tecnologias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem”, disse Beto Lunitti fazendo referência à compra de 100 quadros interativos para as escolas municipais.

Investimentos dão resultados

Toledo comemorou uma marca histórica no final de 2015. O município registrou o menor índice de reprovação escolar dos últimos 10 anos ficando em 1,99%. De 2005 até 2015, o menor índice atingido foi em 2008, quando se registrou 4,58%. Já o ano com maior reprovação foi em 2006 com 10,33% dos alunos matriculados. Segundo indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2014 a taxa de reprovação escolar envolvendo alunos de escolas públicas e privadas no Brasil nos anos iniciais foi de 6,2%. Alguns relatórios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mostram que a taxa de reprovação no Ensino Fundamental envolvendo não só os anos iniciais é de 18,7% no Brasil. A média mundial é de 2,9%.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px